Entrevista de emprego: dicas para falar sobre sua trajetória profissional e direcionar sua postura

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato. Confira algumas dicas!

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato para que ele faça uma apresentação de sua trajetória profissional de maneira orgânica e objetiva.

Entrevista de emprego: dicas para falar sobre sua trajetória profissional e direcionar sua postura

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação do seu currículo; já que o conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pode elevar o nível de ansiedade do candidato, fazendo com que ele fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Ter atenção plena ao seu próprio currículo e ao seu comportamento é uma maneira de direcionar a sua entrevista de emprego, tornando o processo assertivo e genuíno no que tange à avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Destaque sua trajetória

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem a sua capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para lidar com metas; poder de persuasão; construção do relacionamento entre o cliente e a marca; facilidade para lidar com fluxos internos e fatores externos; gestão de pessoas; inovação; implementação sistêmica; dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos de maneira resolutiva e sucinta. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, é importante que destaque a sua vontade de realizar um curso voltado para a sua comunicação, como um curso de teatro.

Além das questões relacionadas a sua trajetória profissional, é importante que você, na condição de candidato, direcione o seu comportamento, já que a sua postura é composta de vários fatores.

Adote uma postura assertiva 

Evite cruzar braços e pernas; procure controlar o seu tom de voz; trabalhe a sua respiração; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; tenha cuidado para não interromper o profissional de recrutamento e seleção; bem como é importante que você tenha assertividade durante suas respostas para que não perca o foco da pergunta.

Tire suas dúvidas

Não menos importante, é cabível para o candidato que não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Sendo assim, é fundamental que faça o uso do espaço que é cedido ao candidato no final do processo seletivo.

Dessa forma, você torna a avaliação feita pela empresa mais genuína e dinâmica, ao passo que também pode avaliar a viabilidade da contratação, considerando que a avaliação deve ser mútua para que a contratação seja eficiente para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.