Gestão de pessoas: a retenção de talentos na empresa de pequeno porte

Através gestão de pessoas se torna possível realizar a retenção de talentos na empresa de pequeno porte. Confira pontos estratégicos!

A gestão de pessoas deve ser feita de maneira estruturada para que a empresa cresça de forma escalável, retendo seus talentos de forma orgânica.

Gestão de pessoas: a retenção de talentos na empresa de pequeno porte

É possível inserir a gestão de pessoas numa empresa de pequeno porte. Para isso, é necessário adaptar as estratégias da organização e elaborar projetos específicos. Investimentos direcionados em uma ferramenta de gestão, como um sistema ERP, podem amparar a gestão de pessoas, juntamente com outros fatores da empresa.

Tecnologia

Através da tecnologia omnichannel, por exemplo, é possível customizar indicadores e realizar promoções e campanhas motivacionais; bem como, é possível elaborar um planejamento de carreira considerando as métricas do sistema e a produtividade da equipe ou do profissional de forma individual.

Além do fator tecnológico, a gestão de pessoas também diz respeito à cultura organizacional. Sendo assim, é importante que uma empresa mantenha uma cultura aberta e participativa desde o surgimento da marca, dessa maneira torna- se mais fácil manter o clima organizacional agradável e quebrar barreiras importantes na comunicação interna.

Tempestade de ideias

Reuniões brainstorming também são de grande valia para uma empresa de pequeno porte; já que é uma maneira orgânica de criar uma integração entre os setores, bem como, é uma forma de ouvir as ideias dos funcionários, o que pode ser muito importante para o direcionamento dos processos internos.

Benefícios

Benefícios podem ser adaptados para o porte da empresa. Sendo assim, é possível flexibilizar horários, realizar parcerias com outras empresas (como escolas e academias), ou ainda, disponibilizar descontos para cursos de graduação ou pós-graduação relacionados à área de atuação do profissional.

Sendo assim, são benefícios que podem ser implementados em uma empresa de pequeno porte, visto que não são elevados seus custos. Dessa forma, uma empresa pode crescer no mercado atual sem abdicar do seu recurso humano. Visto que é primordial para uma empresa que as pessoas estejam integradas aos processos e se sintam parte do resultado da organização.

Ambiente

Dessa forma, o ambiente organizacional se torna produtivo e motivacional de forma intangível; o que facilita para que novas ideias surjam, impactando positivamente uma gestão holística, considerando que a gestão holística também deve abranger o direcionamento do capital humano.

Gestão holística

Sendo assim, a gestão de pessoas deve ser adaptada para que a empresa cresça de maneira natural, juntamente com o seu público interno. Dessa forma, a empresa poderá manter o seu capital humano engajado e comprometido com o resultado da organização no mercado, sendo essa a melhor maneira de reter seus talentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.