Empreender no ramo de automóveis: como iniciar

Confira quais empresas estão dentro deste setor para empreender

Se você gosta do ramo automotivo, curte os novos acessórios, novas tecnologias e está sempre mexendo com automóveis, por que não empreender no ramo? Hoje, nós vamos ensinar como empreender no ramo de automóveis, indicando dias de negócios e como iniciar. 

Sempre que se fala em empreender no ramo automotivo, a primeira coisa que vem em mente é abrir uma oficina mecânica. Mas este ramo é muito maior do que isso! Existem muitos serviços que podem ser oferecidos neste ramo de atuação. É só escolher o que mais te agrada e começar a empreender.

Empreender no ramo de automóveis -- Reprodução Canva
Empreender no ramo de automóveis — Reprodução Canva

Conheça dicas de negócios para empreender no ramo automotivo

Na sequência vamos apresentar os diferentes tipos de negócios que envolvem o ramo de automóveis para que você reflita e perceba em qual deles você mais se encaixa.

Empreenda em uma auto center 

Primeiro é que você entenda a diferença entre oficina mecânica e auto center. A oficina mecânica possui profissionais que procuram os problemas do seu carro e consertam. A auto center se especializa em uma determinada área do seu automóvel como por exemplo: ar-condicionado, motores de SUVs, injeção eletrônica, baterias, “martelinho de ouro”, entre outras áreas.

Mas saiba que, este ramo em específico, exige que você contrate profissionais altamente qualificados. Os clientes esperam a resolução do seu problema, apostando no serviço qualificado.

Invista em uma loja de acessórios automotivos

Os amantes dos automóveis adoram frequentar este tipo de negócio. Existem revendas de carros que entregam os veículos sem nenhum acessório, principalmente os carros populares. E outras concessionárias, entregam ao cliente o carro com a maioria dos acessórios.

Mas, ao comprar o carro, seja novo ou usado, as pessoas tratam logo de deixar como a sua cara, com acessórios que vão muito além daquilo que imaginamos, e esta loja apresenta todos os tipos de acessórios do gosto do cliente.

É a personalização do automóvel, e pode ter certeza de que este tipo de negócio traz bastante retorno financeiro.

Saiba que para abrir este tipo de negócio, não precisa de muito capital de giro, é só apostar nas tendências de mercado. Jovens e adultos têm paixão por personalizar o seu carro e, mesmo sendo da marca dos demais, o seu será diferente.

Neste negócio, é super interessante que você invista em marketing digital, criando seu próprio site ou blog e promovendo o seu negócio de acessórios automotivos. Neste espaço, o seu cliente pode conhecer os acessórios disponíveis para comercialização, dicas de uso, e ainda vender anúncios publicitários para revendas de automóveis, auto centers e oficinas mecânicas.

Abra uma revenda de automóveis

Saiba que os automóveis são uma paixão nacional e movimenta o mercado de forma extraordinária. Assim, em qualquer época do ano, milhares de automóveis são comprados, vendidos ou trocados no Brasil. E não são todos os clientes que possuem dinheiro para adquirir seu carro novo.

Dessa forma, a revenda de carros usados vem crescendo muito, pois o cliente pode ter um carro mais novo daquele que possui, a um custo menor do que o novo, vendido em concessionárias. Sendo assim, com a supervalorização dos carros usados na FIPE, a revenda de carros passou a se apresentar como uma excelente forma de negócio, por ser lucrativo, seguro e com crescimento acentuado.

Invista em um Centro de Formação de Condutores Automotivos

Para abrir um Centro de Formação de Condutores, você precisa ter algumas características como: conhecer a legislação no que se refere à direção defensiva, normas de trânsito e circulação de pessoas e automóveis, ter paciência para ensinar pessoas a dirigir, entre outras.

Para tal, você precisa garantir a qualidade do ensino oferecido, investir na produção de recursos didáticos acessíveis, além de possuir visão empreendedora.

Sem contar que o investimento em um Centro de Formação de Condutor possui clientes o ano todo, além de poder focar em algumas áreas necessárias como: ensinar pessoas com medo de dirigir, pessoas com problemas de comunicação. Assim, essas são áreas que quase não tem concorrência.

Viu como o ramo automotivo não é só oficina mecânica? Sendo assim, então está na hora de você decidir em investir em algo que você realmente gosta! No início pode parecer algo impossível ou muito mais difícil, mas não pense assim! Aposte nos seus sonhos ou na mudança tão desejada por você, afinal, se está lendo esse post hoje, é porque algo realmente lhe chamou a atenção!

Por fim, se você gostou de alguma das opções apresentadas, mão à obra! Aja com sabedoria e faça um bom planejamento. Tire seus planos do papel e siga em frente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.