Entrevista de emprego: confira pontos adaptáveis e relevantes para o candidato 

Confira pontos adaptáveis e relevantes para o candidato se direcionar durante uma entrevista de emprego. Saiba mais informações!

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua carreira, por isso, é uma situação que pode elevar a ansiedade do candidato por conta da avaliação constante durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: confira pontos adaptáveis e relevantes para o candidato 

Nos últimos meses aumentaram as entrevistas de emprego realizadas de forma online, por isso, é relevante considerar a necessidade de direcionamento pessoal para todas as modalidades de entrevista de emprego: online, presencial ou coletiva.

Elevação no volume de processos online

Sendo assim, grande parte desse aumento é creditado à pandemia causada pelo novo coronavírus. Vista que muitas empresas foram direcionadas compulsoriamente à realizar suas funções via Home Office, ao passo que, nessa mesma modalidade, são feitos vários processos seletivos.

Veja alguns pontos de observação que são adaptáveis a todos os processos seletivos:

  • Não cruze braços e pernas;
  • Não coloque objetos ou bolsas e mochilas em seu colo;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Respondas as questões de maneira assertiva e objetiva;
  • É importante que o candidato tenha clareza sobre os seus objetivos profissionais;
  • Conheça pontos relevantes sobre a sua trajetória profissional;
  • Dentre outros aspectos referentes à sua postura e objetivo de carreira.

A construção da sua narrativa é um fator decisivo

Além dos pontos citados, a construção da sua narrativa é um fator relevante durante a entrevista de emprego, por isso, pode ser um fator decisivo.

Analise o seu próprio currículo de uma maneira aprofundada

Dessa forma, é relevante que analise o seu próprio currículo de uma maneira aprofundada para que possa entender quais são os fatos principais de sua experiência profissional. 

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego resultados de projetos, sugestões e melhorias feitas por você durante a sua passagem por empresas anteriores. 

Conheça a cultura da empresa 

Ademais, é importante para o candidato que busque conhecer a cultura da empresa. Sendo assim, visite o site da organização e conheça a sua missão, visão e valores

Dessa forma poderá se direcionar considerando a cultura da empresa, seja uma cultura startup ou tradicional. Assim sendo, poderá se direcionar de maneira mais formal ou casual.

Sendo assim, adapte estas dicas para o tipo de processo seletivo, de modo que não fique aquém do seu potencial profissional. Assim sendo, poderá direcionar a sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo. Além disso, mantenha o seu currículo atualizado nas plataformas online para que aumente suas chances de sucesso profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.