Dicas – LinkedIn Para Candidatos

LinkedIn é ferramenta para candidatos, não somente para as empresas!

Há muitas ferramentas no mercado disponíveis para os candidatos no entanto a busca por empregos tem se fortalecido dentro do LinkedIn.

O Linkedin é uma rede focada em conexões profissionais, no entanto, tem crescido muito nos últimos anos. Por isso, cada vez mais tem sido o meio preferido dos recrutadores.

 Como todos os meios da internet, o Linkedin tem foco em conexões rápidas, por isso, faz bastante sucesso na era digital. No entanto, como candidato é importante que se atente a alguns detalhes referentes ao seu perfil do LinkedIn.

Postura profissional e a sua imagem 

Primeiramente, o perfil deve passar uma postura profissional. Por isso, piadas, memes e comentários podem atrapalhar o seu perfil. Sendo assim, é importante que entenda que o seu LinkedIn é o seu currículo online, e deve corresponder aos seus objetivos.

Sendo assim, evite postar conteúdos políticos ou ideológicos, pois isso pode ocasionar interpretações que podem prejudicar a sua imagem. Pois, na atualidade, esses assuntos costumam ser bastante polêmicos. 

Lembre-se de que a ideia do LinkedIn é expor o seu conteúdo profissional, por isso, é muito importante compartilhar conteúdos coerentes correspondentes  a sua área de atuação. A mesma lógica serve para postar fotos em momentos muito pessoais. 

Conteúdos muito pessoais podem ser direcionados a outras redes sociais, bem como, também não é uma boa ferramenta para reclamações ou conteúdos que podem negativar essa imagem. Assim como, as empresas precisam cuidar do seu marketing digital, as pessoas também precisam se atentar a esses detalhes.

 Sendo assim, quanto mais otimizado for o seu perfil, maiores são as chances de conseguir ampliar conexões positivas. 

Como usar o LinkedIn?

 A usabilidade do LinkedIn é super simples, basta clicar na barra superior onde está escrito a palavra vagas, escrever o cargo desejado, selecionar a cidade e clicar em pesquisar. Dessa forma, o sistema corresponde aos seus filtros.

No Linkedin, há algumas separações importantes, você verá que algumas vagas estão com aviso de candidatura simplificada. Isso significa que basta enviar o seu currículo em anexo.

As demais poderão direcionar a sua candidatura para outras plataformas. Há também uma opção importante para o candidato, onde é possível informar ao mercado que está em busca de uma oportunidade no mercado. 

Open to work

Para aplicar o selo Open to Work, basta selecionar a opção “buscando emprego”, preencher as informações e clicar em “compartilhar com os recrutadores”.

Selecione “compartilhar com todos os usuários do LinkedIn”, assim será adicionado selo o Open to Work, que informará a todos que está buscando uma vaga.

Dessa forma, o caminho entre o recrutador e o candidato fica muito mais viabilizado, bem como, ainda é possível criar alerta de vagas para as suas configurações específicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.