Construa o seu currículo de forma assertiva e direcionada – veja dicas

É muito importante que a construção do seu currículo ocorra de forma assertiva e direcionada. Veja dicas importantes para o candidato!

É muito importante que a construção do seu currículo ocorra de forma assertiva e direcionada. Pois, dessa forma, você eleva as suas chances de obter sucesso e de alcançar o seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Dicas para a construção do seu currículo 

Por isso, a construção do seu currículo pode direcionar a sua carreira, independentemente do nível hierárquico atual. Sendo assim, é importante que você direcione as informações para que alcance seus objetivos por meio dessa elaboração.

Informações pessoais

A maneira como você informa os seus dados pessoais pode ser um diferencial para a construção do seu currículo. Por isso, é importante que certifique-se de que seus dados estejam atualizados e evite colocar informações excessivas. Além disso, é importante que você verifique seu endereço de e-mail, para que não contenha palavras pejorativas ou diminutivas.

Objetivo

O objetivo no currículo deve ser simples e direcionado. Sendo assim, você pode inserir a área de atuação e o cargo. Por exemplo: analista de marketing digital, assistente de recursos humanos, gerente de projetos etc.

Experiência profissional 

Certamente, suas experiências profissionais são pontos principais na construção de um currículo. Por isso, as informações devem ser sucintas. Sendo assim, coloque o nome da empresa, o período de atuação e, de forma resumida, suas principais atividades exercidas.

Lembre-se de que a sua experiência profissional é um ponto que será melhor explorado durante a entrevista de emprego. Por isso, foque em  resultados relevantes. No entanto, caso você possua muitas experiências, insira as mais importantes. Principalmente, no caso de você ter mudado de área de atuação nos últimos anos.

Escolaridade

A maneira como você insere a sua trajetória acadêmica também é importante. Por isso, coloque cursos atuais e a previsão de término de todos os cursos em andamento. Todavia, caso você seja um estudante, informe a modalidade de ensino, se estuda online ou de forma presencial.

Resumo de currículo

O resumo do currículo é opcional, no entanto, pode ser importante em alguns casos. Por exemplo, pode ser viável para pessoas que possuem muitas experiências em várias empresas diferentes. Bem como, o resumo pode ser pertinente às pessoas que possuam pouca experiência.

Ademais, cabe ressaltar que é importante que faça um tipo de relação entre as suas competências e habilidades descritas na sua experiência profissional e os dados do resumo, já que essa ligação será um ponto de atenção do profissional selecionador. Por isso, essas dicas devem ser adaptadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.