Entrevista de emprego: a linguagem não verbal e os fatos relevantes de sua trajetória profissional

A linguagem não verbal e os fatos relevantes de sua trajetória profissional são fundamentais na entrevista de emprego. Veja dicas!

Uma entrevista de emprego requer uma postura assertiva por parte do candidato para que ele não fique aquém do seu potencial profissional. 

Entrevista de emprego: a linguagem não verbal e os fatos relevantes de sua trajetória profissional

Por isso, é importante que o candidato consiga direcionar o seu comportamento de uma forma positiva, considerando a sua linguagem não verbal e os fatos relevantes de sua trajetória profissional.

A sua postura corporal

Sendo assim, tenha uma postura positiva, não cruze os braços, evite falar excessivamente, por exemplo. Além disso, gesticule de maneira equilibrada e fale pausadamente.

Conheça de forma aprofundada os pontos principais de sua carreira 

Adquirir conhecimento sobre os pontos principais de sua carreira também é uma maneira relevante de direcionar a sua postura. Por isso, na condição de candidato, fale sobre os seus projetos e resultados obtidos em seus empregos anteriores. Certamente, esses são pontos de grande valia para que você alcance o seu diferencial competitivo no mercado de trabalho atual.

A cultura da empresa é uma fonte importante de informações para o candidato

Entender a cultura da empresa também é uma fonte importante de informações para o candidato. Sendo assim, analise a trajetória da instituição, bem como procure entender sobre sua missão, visão e valores. Dessa forma, você poderá direcionar a sua a sua postura de acordo com a cultura empresarial, bem como, entender esses pontos podem fazer com que você avalie a viabilidade da vaga.

A compatibilidade deve ser analisada para que a contratação seja positiva para todos os envolvidos

Visto que a compatibilidade deve ser analisada para que a contratação seja positiva para todos os envolvidos e em todos os aspectos. Dessa forma, o candidato não fica aquém do seu potencial e consegue se demonstrar assertivamente durante a entrevista de emprego.

 Entretanto, é importante que o candidato adapte esses pontos para que possa conseguir se direcionar assertivamente dentro do processo de recrutamento e seleção da empresa, considerando a cultura empresarial, como citamos anteriormente, e suas particularidades. Uma vez que uma cultura de uma startup permite uma postura mais informal; ao passo que uma cultura tradicional requer a formalidade em muitos aspectos.

A compatibilidade de valores para além da necessidade de conhecimentos técnicos

Por isso, essa avaliação deve ser mútua, para que haja compatibilidade de valores para além da necessidade de conhecimentos técnicos. Dessa forma, o candidato conseguirá direcionar o seu crescimento profissional e a empresa conseguirá contratar, e, por conseguinte, reter talentos, facilitando os processos da própria gestão empresarial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.