Entenda por que é importante falar a verdade no cadastro do Cadúnico

Alguns usuários acreditam que precisam mentir no Cadúnico para conseguir entrar no Auxílio Brasil. Mas isso não é verdade

O Governo Federal concluiu oficialmente nesta sexta-feira (25) os pagamentos de fevereiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 18 milhões de pessoas receberam esse benefício em questão neste mês. Em comum: todas elas fazem parte do Cadúnico.

Estar dentro desta lista é a regra primordial para quem deseja fazer parte do Auxílio Brasil. Quem não está no Cadúnico certamente não vai ter nem chances de entrar no programa. Por isso mesmo, muita gente acaba mentindo ou pelo menos escondendo alguma informação nesse cadastro para ter mais chances de entrar no projeto.

Mas é preciso ter cuidado. De acordo com analistas, o ato de mentir ou de faltar com a verdade no cadastro do Cadúnico pode acabar tendo o efeito inverso. Acontece que o Governo Federal não considera apenas as informações desta lista. O Ministério da Cidadania alega que analisa as informações de várias bases de dados.

Dessa forma, mesmo que você esconda algum fato no Cadúnico, o Governo Federal pode acabar vendo isso em outro lugar. E aí quando eles considerarem que existe uma inconsistência nos dados, eles podem acabar aplicando punições como o próprio bloqueio total e definitivo do benefício em questão.

Além dessa questão da possibilidade de perder o direito, ainda existe a situação da justiça. É que ao mentir para conseguir entrar no Auxílio Brasil, o cidadão está naturalmente tirando a vaga de uma pessoa que precisa mais do benefício naquele momento e que não está conseguindo receber nada.

Não é garantia

Há um ponto importante em toda essa história. Acontece que os repasses do Auxílio Brasil não são necessariamente uma garantia para ninguém. Então mesmo que você tenha entrado na folha de pagamento, nada impede que você possa sair depois.

De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os meses o Governo Federal faz análises para saber se todos os usuários estão seguindo as regras básicas do programa. Quem não estiver, pode perder o benefício.

De acordo com relatos nas redes sociais, algumas pessoas que receberam o projeto em janeiro, por exemplo, não conseguiram entrar para os repasses de fevereiro. O mesmo deve acontecer antes das liberações de março.

Auxílio Brasil

Para fazer parte do Auxílio Brasil, o primeiro passo é ter um cadastro ativo no Cadúnico. Para entrar nesse cadastro, o cidadão vai precisar entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade. É ela que faz essa organização.

Mas estar no Cadúnico não é garantia de recebimento. Além disso, o usuários também tem que estar dentro dos limites de renda exigidos. Precisa estar ou em situação de extrema-pobreza ou de pobreza desde que more com uma gestante ou um menor de 21 anos de idade.

Mesmo que você esteja no Cadúnico e cumpra todas essas regras de limite de renda, ainda vai ser preciso esperar. É que o Ministério ainda vai analisar os seus dados e decidir se você pode ou não entrar no programa em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.