Enem 2023: Pedidos de isenção da inscrição começam hoje (Confira!)

Estudantes devem observar as regras para a solicitação

O estudante que deseja solicitar a isenção de sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 pode fazer o pedido na Página do Participante a partir de hoje (18/04). O prazo para a solicitação termina no dia 28 de abril. Todavia, ele também pode justificar a sua ausência na prova do ano passado.

Analogamente, o participante tem direito a pedir a isenção na taxa de inscrição do Enem 2023 se estiver cursando a última série do ensino médio neste ano. Ele pode estar em qualquer categoria de ensino. Além disso, é preciso que ele tenha estudado uma escola da rede pública declarada no Censo Escolar.

O estudante, para ter direito a dispensa das taxas para participar do exame deve ter cursado todo o seu ensino médio em uma escola da rede pública. Ele também pode ter estudado como bolsista integral em instituições de ensino da rede privada. É necessário ter uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio.

Ademais, outra condição é a de que o participante esteja em situação de vulnerabilidade econômica devido ao fato de ser um integrante de uma família de baixa renda. Ele precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com um Número de Identificação Social (NIS) válido.

Isenção da taxa e justificativa

O estudante que deseja obter a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023, ou justificar a sua ausência na avaliação do ano passado, deve se registrar. A princípio, é preciso criar um cadastro e uma senha para poder acessar a Página do Participante. Ela se encontra no portal do Governo Federal.

Em síntese, todas as justificativas válidas para a ausência do estudante no Enem 2022 estão contidas no Anexo I do Edital nº 20, de março de 2022. Podemos destacar os casos de furto, assalto, acidente de trânsito, casamento ou união estável, e o falecimento de um membro da sua família.

Para comprovar a justificativa da ausência do participante do Enem do ano passado, os documentos que comprovem os motivos devem estar legíveis, datados e assinados. Aliás, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não irá aceitar as declarações assinadas pelo estudante ou responsáveis.

Vale ressaltar que o Inep só aceitará as justificativas da ausência do estudante na aplicação do exame do ano passado, no caso do participante ter se ausentado nos dois dias da avaliação. Portanto, é preciso que se prove realmente as causas relacionadas a sua ausência através da documentação exigida.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

Sobre a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023, é necessário observar que a sua aprovação não garante a participação do estudante no exame. Dessa maneira, quem tiver interesse em participar da avaliação deste ano, precisa se inscrever entre os dias 5 e 16 de junho. Isento ou não, deve-se fazê-la na Página do Participante.

O estudante que foi isento da taxa de inscrição do Enem 2022 que não pôde comparecer a nenhuma das duas avaliações, deve justificar a sua ausência conforme descrito acima. Desse modo, o participante terá o direito a solicitar novamente a isenção da taxa de inscrição para as provas deste ano.

Exame Nacional do Ensino Médio 

O objetivo principal do Enem é avaliar o desempenho escolar dos participantes que terminaram seu ensino médio. A avaliação foi criada há 20 anos e é considerada a porta de entrada dos estudantes para o ensino superior em nosso país. Com ele é possível entrar em faculdades e universidades públicas e  privadas de todo o Brasil.

O estudante pode garantir sua entrada nestas instituições de ensino privadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em conclusão, o Enem também possibilita aos estudantes a participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dessa forma, as universidades públicas utilizam o Enem para fazer uma seleção dos estudantes de forma a estarem aptos a estudar nas instituições. Vale ressaltar que o resultado obtido pelo participante poderá ser aproveitado em seleções de universidades e faculdades em Portugal. Para tal, elas devem ter um convênio com o Inep.         

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.