MEC e Inep divulgam dados do Censo Escolar 2022

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados finais da 1ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2022. A divulgação dos resultados foi feita em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

De acordo com os dados informados, o Censo Escolar 2022 registrou um total de 47,4 milhões de estudantes matriculados em todas as fases da educação básica, em 178,3 mil escolas. Em relação a 2021, houve um aumento de 1,5% no número de matrículas no ensino básico. Desse modo, foram contabilizados 714 mil alunos a mais que em 2021.

Na rede pública, o número de estudantes matriculados é 38.382.028, enquanto a rede privada conta com 9.000.046 estudantes.

Conforme os dados da 1ª etapa do Censo Escolar, as matrículas em creches tiveram um aumento de 8,9% na rede pública. Na rede privada, o aumento foi de 29,9%. Também houve um crescimento no número de alunos matriculados na pré-escola.

Os dados apontam ainda que foram contabilizados 2,3 milhões de professores e 162.847 diretores na educação básica em todo o país. 

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil. Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

A coleta de dados do censo é feita em duas etapas. Na primeira etapa do Censo Escolar, o Inep apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula, enquanto a segunda etapa consiste na avaliação da Situação do Aluno.

Acesse a página do Censo Escolar para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UDESC publica resultado final do Vestibular de Verão 2023 para cursos presenciais e EaD; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.