Atualidades: um resumo sobre as Fake News

Confira um resumo sobre esse assunto tão importante

Fake News: um resumo de atualidades sobre esse assunto

O termo “fake news” é  um termo em inglês usado para denominar são notícias falsas que são veiculadas como se fossem verdadeiras.

A grande circulação de fake news nos últimos anos faz com que esse assunto seja cada vez mais abordado por questões de atualidades dentro das principais provas do país, como os concursos, os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, esse fenômeno também pode aparecer dentro do tema de uma redação.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre as Fake News. Vamos conferir!

O que são Fake News?

O termo “fake news” é uma expressão da língua inglesa que possui como significado literal em português “notícias falsas”. Esse tipo de notícia é divulgada como se fosse uma informação real e possui o objetivo principal de manipular um determinado grupo de pessoas.

As Fake News podem ser criadas por diversos motivos, como para difamar uma pessoa, enganar um grupo de pessoas, influenciar uma eleição, vender uma coisa, etc.

Devemos ressaltar o importante papel das redes sociais na divulgação das Fake News, uma vez que os criadores desse tipo de notícia tendem a divulgar as informações nas redes sociais e também em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. A facilidade com que as informações circulam na Internet faz com que as Fake News se espalhem de forma muito rápida, sendo essa uma das principais características desse tipo de notícia.

Nos últimos anos, esse fenômeno passou a ser um problema não somente no Brasil, mas em todo o mundo. É válido destacar que a divulgação de notícias falsas pode provocar consequências muito graves.

As consequências das Fake News

É fundamental ter em mente que as Fake News podem gerar uma série de consequências negativas.

Dentre elas, podemos citar a desinformação da população. Quando as pessoas recebem informações falsas, elas podem tomar decisões equivocadas com base em informações que não são verdade. Ainda, o fenômeno pode provocar também danos à reputação de pessoas em larga escala, uma vez que quando uma Fake News é divulgada, ela pode ser compartilhada centenas de vezes, dificultando a sua correção e prejudicando a imagem da pessoa envolvida.

A disseminação das Fake News

Como já mencionamos, o fenômeno das Fake News é caracterizado pela rápida divulgação, que acontece principalmente por meio do uso das redes sociais e aplicativos de mensagens.

Isso acontece porque a partir do momento que uma determinada pessoa compartilha uma notícia falsa, ela pode ser vista por diversos usuários na Internet. Esses, por sua vez, podem compartilhar a notícia ainda mais vezes.

Também podemos dizer que as redes sociais são usadas para a criação de perfis falsos, os quais são usados para a propagação das Fake News. Ainda, também foi observado o suo de bots para o compartilhamento ainda mais rápido e a divulgação das Fake News na Internet.

É possível combater as Fake News?

Sim, é possível combater as Fake News. Tenha em mente que existem diversas maneiras de combater a divulgação das Fake News.

Dentre as principais formas, podemos citar a conscientização da população, uma vez que quando as pessoas são informadas sobre o que são e as Fake News e como elas funcionam na Internet e em outros lugares, elas passam a ser menos suscetíveis ao conteúdo falso dessas notícias.

Além disso, podemos dizer que as empresas de tecnologia e redes sociais podem assumir um papel muito relevante no combate às Fake News, já que elas podem implementar mecanismos para identificar e remover notícias falsas de suas plataformas e podem também instaurar mecanismos que identificam a veracidade das informações divulgadas em sites e redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.