Emprego: benefícios dos exercícios físicos para a saúde do trabalhador

O profisisonal e a empresa garantem uma série de vantagens

Para garantir uma alta eficiência e motivação para o seu dia a dia corporativo, o trabalhador precisa encontrar meios para apresentar a seu empregador um serviço de qualidade. A princípio, ele precisa ter disciplina e foco em sua profissão, buscando meios de ficar estimulado. O exercício físico pode contribuir ativamente nesta situação.

Todavia, a atividade física proporciona uma melhora na saúde do funcionário, inclusive tendo reflexos em sua vida pessoal. Além disso, ele ganha em seu desempenho, podendo atuar positivamente no seu dia a dia e na realização de suas tarefas. A empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores recebe inúmeros benefícios.

O empregador deve perceber a saúde de seus profissionais como algo estratégico, que pode gerar lucro para a sua empresa. O profissional ganha em autoestima, foco, concentração e em sua produtividade. Aliás, a atividade física alivia todas as tensões acumuladas e possibilita ao trabalhador, “esquecer” um pouco seus problemas.

Muitas organizações procuram motivar seus colaboradores oferecendo programas especiais como a prática de exercícios físicos. Desse modo, elas estimulam seu quadro pessoal através de campanhas em busca de uma melhora em sua saúde. A empresa que investe desta maneira, consegue um apoio fundamental de seus trabalhadores.

Saúde do trabalhador

A empresa que se preocupa com a saúde de seus trabalhadores acaba com o sedentarismo de muitos profissionais. Ela passa uma imagem de que zela pela boa qualidade de vida de seus colaboradores. Desta forma, a organização garante, por exemplo, benefícios como a diminuição do absenteísmo.

Analogamente, há um menor afastamento do trabalhador ao seu serviço, em razão da diminuição de uma série de doenças. A mão de obra saudável se torna mais eficiente e produtiva, com mais disposição para o trabalho na empresa. O profissional também ganha no sentido de que se tornam engajados a conquistar metas e objetivos corporativos.

O empreendedor deve ter em mente que investir na saúde de seu quadro pessoal não é um gasto, mas sim um investimento. Dessa maneira, a organização deve pensar em maneiras de estimular as atividades físicas de todo o seu quadro de funcionários, para que se envolvam e colham os benefícios.

Investimento em atividades físicas

A organização pode realizar várias ações em busca de estimular seus colaboradores a fazer exercícios físicos. Em síntese, é possível dedicar um horário pré-estabelecido para as atividades de seu quadro pessoal, como musculação, por exemplo, podendo ter uma parceria com alguma academia.

A prática de atividades saudáveis por todos os colaboradores traz benefícios como uma melhora em seu comprometimento e o fortalecimento da união de todos os envolvidos no negócio. Há um ganho de energia e vigor, aumentando a disposição do funcionário em sua rotina profissional.

Uma outra vantagem do exercício está relacionada a uma melhora nas funções cardiovasculares e musculares, além das ósseas, diminuindo o risco para doenças crônicas não transmissíveis, e a depressão. Veremos abaixo alguns benefícios que a atividade física proporciona para toda a empresa:

Exercícios físicos e adiminuição das faltas

Quem faz uma atividade física falta menos ao trabalho por motivos de saúde. O risco de algumas doenças relacionadas ao dia a dia de trabalho como LER e lesões musculares, são reduzidas drasticamente. Ao mesmo tempo, como ele se sente mais disposto, há uma melhora considerável em sua produtividade.

Espírito de equipe

O trabalho em equipe também é beneficiado pela prática de exercícios físicos em conjunto. Há um aumento do companheirismo em todo o ambiente laboral, devido ao estreitamento de laços entre os colaboradores. Do mesmo modo, a comunicação interna é aprimorada, junto a uma maior disposição para o trabalho em grupo.

Aumento do foco da concentração

O exercício físico pode contribuir bastante para a saúde mental trazendo mais calma, equilíbrio e foco para o profissional. Dessa maneira, a eficiência de seu trabalho é estimulada, fazendo com que a empresa apresente mais resultados positivos. A atitude do colaborador também muda, trazendo melhores efeitos.

Atividades físicas e adiminuição do estresse

A atividade física proporciona ao trabalhador um grande alívio das pressões de seu cotidiano. Ademais, o corpo produz serotonina, também chamada de hormônio da felicidade, diminuindo o estresse. Como há uma diminuição da exaustão do funcionário, há uma melhora em seu desempenho cotidiano.

Imagem da empresa

Uma organização que investe na saúde de seus funcionários obtém um retorno no empenho e na eficiência de suas tarefas. Há a construção de uma conexão duradoura entre a organização e seus colaboradores, influenciando positivamente em sua imagem. em conclusão, há uma maior satisfação em se trabalhar na companhia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.