Absenteísmo: o que é e como lidar com isso nas empresas?

absenteísmo no trabalho diz respeito às faltas dos colaboradores. Essas faltas podem acontecer por uma série de motivos, e muitas vezes a cultura da empresa pode ter uma pontinha de culpa na história.

Isso quer dizer que muitos colaboradores faltam por se sentirem desvalorizados, desmotivados, sobrecarregados, e assim por diante.

Por isso, tomar medidas cabíveis à situação é um passo fundamental para lidar com isso e minimizar esse problema. Quer saber como? Então comece conferindo as nossas dicas de hoje!

Como lidar com o absenteísmo nas empresas?

Não existe um passo a passo capaz de sanar o desequilíbrio do absenteísmo nas empresas de uma hora para outra. Inclusive, é fundamental considerar que cada empresa é única e que cada situação pode requerer medidas diferentes.

Afinal, estamos lidando com pessoas, certo? Isso quer dizer que não podemos colocar todas elas no mesmo “pacote”. Cada uma tem os seus próprios motivos para faltar ao trabalho.

Sendo assim, não tente generalizar as suas ações. Tenha um olhar humano na hora de lidar com o absenteísmo.

Esclarecido isso, vamos às dicas:

1. Analise e avalie a satisfação dos colaboradores

Avalie como os seus colaboradores estão se sentindo no ambiente de trabalho. Até que ponto eles estão satisfeitos com o dia a dia da empresa? Será que o ambiente é realmente qualificado? Será que há benefícios o suficiente que estão sendo oferecidos? Analise todos esses pontos.

Isso poderá lhe ajudar a enxergar os gaps da gestão, auxiliando-o na melhora e diminuição do absenteísmo.

2. Trabalhe ações focadas em saúde e motivação

Trabalhe ações que sejam focadas no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida dos seus colaboradores.

Incentive hábitos saudáveis, crie espaços para descanso, ofereça ginástica laboral, e assim por diante.

Além disso, trabalhe a motivação por meio de metas consistentes, compensações, reconhecimentos, etc.

3. Terceirize alguns serviços

Para minimizar o absenteísmo no trabalho, que tal terceirizar alguns serviços? Essa ação também pode ajudar – e muito – no processo de equilíbrio no trabalho.

Isso porque, muitas vezes, quando um colaborador falta, ele impacta outros colaboradores: afinal, alguém precisará cumprir a demanda do dia, certo?

Essa sobrecarga pode fazer com que os outros colaboradores se sintam insatisfeitos e o absenteísmo se torne uma verdadeira “bola de neve”.

Em contrapartida, terceirizar alguns serviços pode diminuir esse tipo de impacto. Pense nisso.

4. Conheça os seus colaboradores e delegue bem as funções

Conheça profundamente os seus colaboradores. Quanto mais você conhecer cada um deles, mais fácil será para delegar tarefas de forma consistente.

Ou seja, mais facilitado será na hora de você apresentar as demandas de cada um. Assim você alinha as tarefas com o perfil do colaborador, não sobrecarrega ninguém e ainda dá margem para que a equipe se sinta realizada e satisfeita com o que faz.

Então, é hora de se aproximar mais das pessoas que fazem parte da sua rotina de trabalho para assim oferecer a elas o que há de mais coerente nas atividades diárias. Acredite, isso pode ajudar muito na hora de lidar com o absenteísmo!

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