Consumo de alimentos termogênicos pode aumentar o processo metabólico

photo-1576046126313-e93a138bc984
Banco de Imagens: Unsplash

Na busca pelo emagrecimento, muitas pessoas recorrem ao uso de suplementos termogênicos, inclusive, muitos deles são indicados nas academias, assim que o objetivo é informado durante a anamnese.

Apesar de muitos desses suplementos garantir o efeito proposto de “queima de gordura”, além de estimular o rendimento das atividades físicas, vale destacar, que esta ação pode ser obtida com a simples ingestão de determinados alimentos.

De forma mais natural e consequentemente, mais econômica, adaptar a dieta inserindo alimentos termôgenicos pode ser o melhor caminho para conquistar um emagrecimento saudável.

Alimentos com efeito termogênico

photo-1506368144590-cf6438f1cdb5
Banco de Imagens: Unsplash

O consumo dos alimentos termogênicos pode resultar na perda de peso, visto que eles provocam um grande gasto de energia do corpo durante sua digestão.

Ao serem ingeridos, os músculos do trato gastrointestinal aceleram a contração, o que induz no aumento da produção e secreção dos sucos digestivos. Esse processo, também conhecido como termogênese, garante um maior consumo de energia pelo organismo e produção de calor.

Para usufruir da energia necessária, esses alimentos recorrem às reservas do corpo humano, que nada mais são do que a gordura e o glicogênio.

Entre os alimentos termogênicos, que podem ser integrados à alimentação cotidiana, a fim de obter os efeitos de emagrecimento, os principais são:

  • Pimenta
  • Canela
  • Gengibre
  • Óleo de coco
  • Frutas ricas em vitamina C
  • Nozes
  • Hibisco
  • Chá verde
  • Salmão e atum

Além disso, a hidratação constante com água gelada, também provoca o efeito termogênico no organismo, já que o corpo acaba usando mais energia para equilibrar sua temperatura até a considerada como adequada pelo corpo, que tira entre 36º e 37ºC.

 

Outras vantagens do efeito termogênico

Além de induzir a queima de gordura, os alimentos termogênicos podem garantir outros benefícios à saúde, já que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação sanguínea, como por exemplo, o aumento da imunidade, eliminação de gases e maior estimulo à digestão, evitando problemas gástricos.

 

Riscos do consumo exagerado de alimentos termogênicos

Em meio a tantos benefícios relacionados ao consumo de alimentos termogênicos, é importante destacar, que a ingestão exagerada desses nutrientes pode acarretar em alguns prejuízos à saúde.

Problemas gastrointestinais, incluindo os sintomas de tontura e dor de cabeça podem ser bem comuns.

Além disso, o consumo em excesso dos termogênicos pode gerar distúrbios emocionais, resultando em insônia e até ansiedade, inclusive, grávidas e crianças devem consumir esse tipo de alimento com moderação.

Ademais é sempre indicado buscar um profissional especialista na hora de elaborar um cardápio visando o emagrecimento, como também, o ganho de massa.

Um médico nutrólogo ou nutricionista pode ajudar a indicar a quantidade ideal dos alimentos termogênicos a cada refeição, a fim de garantir os resultados esperados.

Ainda de acordo com especialistas, o efeito de perda de gordura proposto pela alimentação termogênica deve estar associado a uma rotina mais ativa com a prática de atividades físicas, além é claro, de uma nutrição equilibrada no dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.