Elabore uma poupança de forma planejada através do faseamento de seus objetivos

Elabore uma poupança de forma planejada através do faseamento de seus objetivos. Confira algumas dicas adaptáveis!

Você pode obter uma poupança de forma planejada através de um faseamento de seus objetivos, considerando a sua situação financeira atual. 

Elabore uma poupança de forma planejada através do faseamento de seus objetivos

É comum que muitas pessoas adiem a poupança porque não estão financeiramente favorecidas no momento atual. Entretanto, quando você pensa em finanças pessoais é relevante que você tenha o planejamento como uma prioridade.

Haja vista que planejar suas finanças é apenas registrar o que você já está fazendo, ou seja, é um registro dos fatos que ocorrem na sua vida financeira, sejam positivos ou negativos. Sendo assim, abdicar desse controle apenas eleva o nível de descontrole do seu fluxo pessoal, alimentando um processo contraproducente.

Separe seus gastos fixos e variáveis

Dessa forma, é importante que você faça um controle de sua situação, considerando seus gastos fixos e variáveis. Além disso, através desse controle você poderá obter clareza sobre quais são as possibilidades para que gere economia doméstica.

É possível que você faça trocas financeiramente viáveis, de forma que não comprometa o seu estilo de vida. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito oferecida por uma fintech. Visto que a maioria das fintechs oferecem produtos bancários qualificados com isenção total de tarifas.

Coloque o seu foco nos seus hábitos de consumo

Dessa forma, você não estará abdicando do serviço, mas estará gerando economia na sua rotina. Sendo assim, dentro de um planejamento financeiro faseado, você deve considerar direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Certamente, tais valores são irrisórios e você pode achar que não tem sentido guardá-los. Entretanto, quando você foca nos seus hábitos de consumo, guardar esses valores é uma maneira de reforçar para si mesmo que está mudando o seu perfil comportamental. Assim sendo, essa mudança será de grande valia para que você obtenha uma relação positiva com o seu dinheiro em longo prazo.

Não abandone o seu processo

Futuramente você poderá refazer o seu planejamento financeiro e modificar suas metas, direcionando valores fixos para a poupança, ou ainda, analisando outras possibilidades dentro do mercado de investimentos.

O mais importante é que você não abdique de realizar esse controle para que você possa modificar o caminho atual de suas finanças. No entanto, tenha paciência com esse processo, pois mudar hábitos requer disciplina. Por isso, não abandone o seu processo, pois pode obter sucesso, ainda que o seu planejamento não ocorra de forma linear.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.