Planejamento financeiro: análises pessoais e viabilização da poupança

O planejamento financeiro requer análises pessoais para a viabilização da poupança. Confira algumas dicas relevantes!

O planejamento financeiro requer um direcionamento assertivo quanto ao seu objetivo pessoal em curto, médio e longo prazo. Por isso, é relevante que faça um mapeamento de sua situação financeira, de modo que possa direcionar metas e entender melhor quais são as possíveis ações positivas dentro da sua situação financeira atual.

Planejamento financeiro: análises pessoais e viabilização da poupança

Naturalmente, muitas pessoas negligenciam o planejamento financeiro pessoal porque não se encontram em uma situação financeira positiva. Entretanto, essa negligência ocasiona um fluxo negativo que mantém e alimenta esse processo contraproducente. Sendo assim, é relevante que a pessoa física faça um planejamento financeiro, considerando que planejar suas finanças é registrar algo que já está acontecendo na sua rotina.

Não abdique do controle de seus gastos

Por isso, ao negligenciar esse registro você está apenas abdicando de um controle que pode ser um diferencial para o seu futuro. Portanto, faça uso de ferramentas de gestão e de aplicativos de finanças para que você obtenha clareza sobre o seu cenário financeiro atual. Dessa maneira, poderá verificar possíveis trocas financeiramente viáveis e a viabilidade de elaboração de uma poupança.

Modifique os seus hábitos de compra e de consumo

Caso você não possa disponibilizar um valor fixo para a poupança, coloque como meta modificar os seus hábitos de compra e de consumo. Certamente modificar seus hábitos fará com que você possa guardar valores, ainda que sejam irrisórios. Dessa forma, você estará criando um novo fluxo para suas finanças e amparando o seu planejamento financeiro em longo prazo.

Faça um planejamento com foco em seus hábitos 

Portanto, é relevante que você faça um planejamento com foco em seus hábitos para que possa direcionar suas finanças, considerando seus objetivos. Além disso, você pode refazer o seu planejamento periodicamente.

 O mais importante é que você modifique seus hábitos para que, quando a situação financeira melhorar, você possa direcionar valores para alcançar seus objetivos de modo definido.

Você deve ter flexibilidade e paciência com o seu próprio processo

Entretanto, você deve ter flexibilidade e paciência com o seu próprio processo, pois mudar hábitos requer que tenha constância e disciplina. É importante ressaltar que você pode obter sucesso no seu planejamento financeiro através da viabilização de uma poupança, ainda que todo o seu processo ocorra de maneira não linear.

Sendo assim, o objetivo desse controle é que alcance suas metas e não alimente um ciclo de endividamento. Portanto, esse controle pode ser um diferencial para o seu futuro, considerando suas metas pessoais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.