Swap Cambial: entenda a importância do leilão anunciado pelo Banco Central do Brasil 

Swap Cambial: entenda a importância do leilão anunciado pelo Banco Central do Brasil na economia nacional. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a instituição anuncia leilões de swap cambial tradicional para fins de rolagem integral dos contratos vincendos em 1º de fevereiro de 2022. 

Swap cambial: entenda a importância do leilão anunciado pelo Banco Central do Brasil (BCB)

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a partir de terça-feira (7/12/2021), a instituição dará início à rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 1º de fevereiro de 2022, no montante de US$ 9,0 bilhões (179.615 contratos). 

A execução desta rolagem prevê a realização de leilões diários de swap tradicional e compreenderá o período necessário para que todo o estoque vincendo em 1º/2/2022 seja renovado, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial.

Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab)

A instituição informa que poderá alterar o lote ofertado a cada dia, ou mesmo acatar propostas em montante inferior à oferta, conforme as condições de demanda pelo instrumento, sem prejuízo do objetivo de rolagem integral do vencimento. 

Além disso, as condições para a operacionalização de cada leilão serão divulgadas oportunamente por intermédio de comunicado do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), informa o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial feita em sua plataforma.

O que é Swap Cambial? 

De forma sucinta, o Swap Cambial é um termo utilizado para se referir à troca de moedas estrangeiras. Swap é uma palavra que significa “troca”. Sendo assim, esse termo se refere ao fato de trocar uma rentabilidade por outra, no entanto, a diferença é paga no vencimento do contrato, quando levamos o termo para o cenário econômico financeiro. Ou seja, o Swap Cambial é uma forma de gerenciar as taxas de reajuste, sendo um contrato de troca de indexadores. 

Ação do Banco Central do Brasil (BCB) para estabilizar a taxa de câmbio 

O Banco Central do Brasil (BCB) objetiva estabilizar a taxa de câmbio, ao passo que as instituições devem se proteger da volatilidade do valor do real em relação ao dólar. Assim sendo, o Banco Central do Brasil (BCB) assume a variação cambial do período do contrato, ao passo que a empresa assume taxas predeterminadas. 

Proteção econômica dentro do cenário de desvalorização da moeda nacional

Neste cenário, o comprador do swap fica ativo em Selic e passivo em câmbio, ao passo que quem vende o swap fica passivo em Selic e ativo em câmbio. Portanto, as empresas que devem em dólar compram swaps, já que essa é uma maneira de proteger o negócio sobre a alteração e a desvalorização do real mediante a elevação do dólar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.