Importação e exportação: as projeções do BC para as contas externas

Confira as projeções do BC para as contas externas e saiba o que a economia espera da importação e exportação. Saiba mais detalhes!

BC: projeções para as contas externas de 2021 e 2022 – importação e exportação

Conforme divulgado pelo BC, o resultado esperado para as transações correntes de 2021 passou de superávit de US$3 bilhões no Relatório de Inflação anterior para déficit de US$21 bilhões (1,3% do PIB). 

A revisão reflete em grande medida a expectativa de menor saldo da balança comercial, com aumento das importações. O aumento de preço de bens intermediários, em parte relacionado aos impactos globais da pandemia, aliado à rápida recuperação nas compras internacionais da indústria brasileira, foi fator determinante para o aumento na projeção das importações. 

Aumento expressivo da importação de combustíveis 

Adicionalmente, houve aumento expressivo da importação de combustíveis nos últimos meses, simultaneamente à elevação dos preços internacionais desses produtos. No atual cenário de escassez hídrica, espera-se que essa demanda continue elevada até o fim de 2021.

Ainda com relação às importações, vêm ganhando relevância algumas operações não computadas nas estatísticas alfandegárias da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (ME), mas que afetam o balanço de pagamentos. 

Destaque para as importações

Em especial, destacam-se as importações fictas no âmbito do Repetro, que continuaram sendo observadas mesmo após o fim do prazo de migração para a modalidade Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) (encerrado em dez/2020).

O desembaraço tardio dessas operações ensejou revisão nas projeções das importações. As compras crescentes de criptoativos, outro item fora do cômputo da Secex/ME, também contribuíram para o aumento da projeção das importações.

A previsão de valor recorde nas exportações

Nas exportações, manteve-se a previsão de valor recorde, refletindo o patamar elevado dos preços das commodities no ano, apesar de alguma retração mais recentemente, em especial do minério de ferro. Houve ainda melhora no cenário para as vendas internacionais de produtos manufaturados, que devem terminar o ano em patamar semelhante ao de 2019. 

As exportações de semimanufaturados no primeiro semestre sinalizam resultados positivos para o final de 2021, com os preços dos produtos de ferro e aço mantendo níveis elevados.

Serviços e a redução na projeção do déficit

Na conta de serviços, houve ligeira redução na projeção do déficit, resultado de retorno mais lento que o antecipado das viagens internacionais e menores despesas com aluguel de equipamentos no setor de petróleo, consequência, em parte, da nacionalização de plataformas de petróleo no âmbito do Repetro. Na renda primária, houve pequeno ajuste na conta de lucros e dividendos pela incorporação dos dados divulgados desde o último Relatório, informa o BC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.