Dólar americano: compra e venda

Entenda a definição do dólar americano (compra e venda) e os períodos considerados nas transações de cambiais. Veja mais detalhes!

Segundo o sistema Metadados do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), em 31/1/1999, surgiu a unificação das taxas de câmbio (livre e flutuante) e outras definições para o dólar dentro desse conceito cambial. As séries relativas a esse segmento são as seguintes:

Dólar turismo (venda)

Cotações diárias do segmento de câmbio de taxas flutuantes, disponíveis para o período de 27.5.1993 a 29.1.1999. O cálculo dessa taxa levou em conta as operações no mercado interbancário, ponderadas pelo volume de transações de venda.

Transações fechadas em taxas que se distanciam da média do mercado (outliers)

As transações fechadas em taxas que se distanciam da média do mercado (outliers) e as transações evidenciando formação artificial de preço, ou contrárias às práticas regulares do mercado foram excluídas dos cálculos. São calculadas com base nas cotações as séries “dólar americano – compra e venda – fim de período e média de período”.

Dólar americano (compra e venda) – fim de período

De acordo com o sistema Metadados do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), correspondem às taxas do último dia do período em referência, calculadas para compra e para venda.

Dólar americano (compra e venda) – média de período

Referem-se às médias das taxas diárias do período em referência (mês/ano), calculadas para compra e para venda, ponderadas pelos dias úteis.

 SISBACEN 

Os Boletins do Banco Central do Brasil (BCB) são também publicados através do SISBACEN diariamente com os preços de abertura, no boletim de abertura liberado geralmente entre 9:20 e 9:40, hora de Brasília, e em boletins intermediários a cada meia hora, durante todo o período diário de negócios (de 10:00 às 17:00, hora de Brasília), para o dólar dos Estados Unidos.

Indicador do spread (compra/venda)

De acordo com a fonte oficial, o preço de abertura é o do primeiro negócio registrado no dia no mercado interbancário. Caso não haja negócios na hora limite, o indicador do spread (compra/venda) em vigor no mercado é utilizado. Após as 19:00, hora de Brasília, o boletim de encerramento (Boletim de Taxas de Câmbio) com a taxa PTAX é divulgado.

Busque informações nas fontes oficiais

Os boletins (Boletim de Taxas de Câmbio) são publicados no sistema eletrônico (SISBACEN), que pode ser livremente acessado por telefone usando o programa de acesso disponível no endereço oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

O cenário econômico é multifatorial 

É importante buscar as informações oficiais para que se possa entender o funcionamento do fluxo da economia e o impacto de diversos fatores na inflação. O Banco Central do Brasil (BCB) divulga informações relevantes de forma constante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.