Dinheiro esquecido no PIS/PASEP: cerca de 10 milhões ainda não sacaram

De acordo com as informações oficiais, mais de 10 milhões de brasileiros esqueceram de sacar o dinheiro do PIS/Pasep

Cerca de 10,6 milhões de brasileiros ainda não sacaram o dinheiro do Fundo PIS/Pasep. Quem está dizendo isso é a própria Caixa Econômica Federal. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de R$ 23,5 bilhões estão esquecidos por lá ainda esperando para que alguém vá pegar esse montante. É o que se sabe.

De acordo com as informações oficiais, as pessoas que têm direito ao benefício em questão são aquelas que trabalham com carteira assinada entre os anos de 1971 e 4 de outubro de 1988. Esse trabalho precisa ter acontecido por pelo menos um mês. Isso vale tanto para os empregados que trabalharam no setor privado como também para os servidores públicos.

O que é preciso ficar claro é que esse saldo vai ficar disponível apenas até o dia 1 de julho de 2025. Se até este prazo ninguém pegar o dinheiro, então o montante vai voltar para as mãos da União. E aí depois não vai adiantar muita coisa pedir para recuperar a quantia. O Governo Federal não vai mais fazer a devolução.

A avaliação da Caixa Econômica Federal é de que muita gente simplesmente esqueceu que tem direito ao dinheiro em questão. Como estamos falando de anos que tomam como base décadas atrás, se imagina que o público alvo aqui é formado naturalmente por pessoas mais idosas. Como já passou muito tempo, muitos deles nem sabem que têm esse direito.

Outra hipótese que a Caixa Econômica avalia é a questão da morte dessas pessoas. Se imagina que pelo menos uma parte desses 10 milhões de usuários não esteja mais vivo. Neste caso, a legislação permite que o dinheiro vá para o herdeiro ou sucessor natural. E o fato é que muita gente também não sabe disso.

Como fazer a solicitação do Fundo PIS/Pasep

De acordo com as informações oficiais, desde 2020 a Caixa Econômica Federal é o banco responsável pelos pagamentos desse Fundo PIS/Pasep. Isso porque ele é feito junto com o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS).

Então para fazer a solicitação do dinheiro em questão, o usuário vai ter que abrir o app do FGTS. Não é preciso, portanto, sair de casa para realizar esse processo. Lá no aplicativo, você vai clicando nas opções Meus Saques, Outras Situações de Saque e aí clica em PIS/Pasep.

Vale lembrar que o cidadão vai poder optar por indicar uma conta para o recebimento desse dinheiro. A Caixa Econômica Federal informa que não há nenhum tipo de cobrança adicional neste sentido. É o que se sabe.

Diferente do Abono

É importante não fazer confusão neste momento. É que o Fundo PIS/Pasep é diferente do Abono PIS/Pasep. Sobretudo neste momento, o cidadão pode acabar confundindo os dois pontos por causa das informações atuais.

O Fundo, com dito, é dado para pessoas que já estão em fase avançada de idade. No caso deste ano, ele está sendo dado para cidadãos que estavam trabalhando há décadas atrás.

Já o Abono salarial PIS/Pasep é pago todos os anos para os trabalhadores da rede pública e privada também. Esse é um dinheiro que vai para pessoas que recebem uma média de até dois salários mínimos por mês. É o que se sabe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.