Banco Central do Brasil: Boletim Regional e as condições da economia nacional

O Boletim Regional é uma publicação trimestral do Banco Central que apresenta as condições da economia por regiões. Saiba mais!

De acordo com o site oficial, o Boletim Regional (BR) é uma publicação trimestral do Banco Central do Brasil (BCB) que apresenta as condições da economia por regiões e por alguns estados do país, enfatizando a evolução de indicadores que repercutem as decisões de política monetária – produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros, conforme definição oficial.

Banco Central do Brasil: Boletim Regional e as condições da economia nacional

Nesse contexto, a publicação contribui para a avaliação do impacto das políticas da Autoridade Monetária sobre os diferentes entes da Federação, à luz das características econômicas locais e das gestões políticas regionais, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

Atualização dos indicadores usados no cálculo do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR)

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), é divulgado mensalmente para as cinco regiões geográficas e treze unidades da federação, com dados a partir de janeiro de 2003, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Contribuição para a análise de conjuntura regional

Sendo assim, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) tem como objetivo contribuir para a análise de conjuntura regional. Sua metodologia e revisão foram descritas em boxes publicados nas edições de outubro de 2012 e abril de 2017 do Boletim Regional. 

Pecuária; construção; atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares

Conforme definição do Banco Central do Brasil (BCB) o texto divulgado na data desta publicação (22 de fevereiro de 2022) apresenta nova atualização dos indicadores utilizados no cálculo do IBCR (proxies) para as seguintes atividades econômicas: pecuária; construção; atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares. Educação e saúde privadas; e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial.

As mensurações e os valores estimados

Os valores recentes do IBCR estão sujeitos a alteração, em consequência da incorporação de dados revisados pelas fontes primárias e pela substituição de valores estimados por definitivos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Adicionalmente, são incorporadas informações das pesquisas anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Contas Nacionais (CN), Contas Regionais (CR), pesquisas estruturais – e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). 

Na divulgação dos dados referentes a dezembro de 2021, a série do IBCR sofreu alterações decorrentes das mudanças metodológicas citadas, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial realizada na data desta publicação. É relevante acompanhar as divulgações do Banco Central do Brasil (BCB), visto que são muitos os fatores que impactam na inflação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.