Desistir é bom ou ruim?

Muitas pessoas se questionam se desistir é bom ou ruim, e quando devemos abrir mão de alguma coisa.

Afinal, não é de hoje que vemos milhares de frases e textos prontos falando sobre “nunca desistir”, “persistir até o fim”, etc.

Por isso, resolvemos fazer essa reflexão com você para que possamos lançar um olhar mais crítico para esse tema. Acompanhe abaixo.

Desistir é bom ou ruim?

Depende. Sim, a resposta é essa mesma.

Não temos como afirmar que desistir é sempre ruim ou sempre bom. Não existe isso. Afinal, cada caso e cada situação serão únicos. Isso quer dizer que a desistência poderá ser uma virada de chave na vida de alguém, enquanto a persistência poderá ser a solução que faltava na vida de outra pessoa.

O importante é saber analisar a sua situação atual. A sua desistência tem relação com algum cansaço, procrastinação, preguiça? Ou está associada com a ideia de que “agora chega” de tentar algo que não tem dado certo há muito tempo?

Considere que a desistência, muitas vezes, nada mais é do que parar de persistir em um erro. Assim como a persistência pode ser a busca por um acerto.

Por isso, dizemos que esse tipo de pergunta é muito complexa. E a única pessoa que poderá respondê-la, é você mesmo.

Para tanto, pare e pense:

  • Você ainda quer o que tem buscado?
  • Quais são as suas prioridades hoje?
  • Quantas vezes você tentou?
  • Você aprendeu o que com as tentativas?
  • Você tem sofrido muito?
  • Qual era o prazo para atingir o resultado esperado? Isso não aconteceu?

Comece a se autoanalisar. Tudo isso dará margem para que você desista ou persista sem anular a si mesmo.

E, ah! Outra coisa muito importante: não tenha medo do que as pessoas vão achar. Elas não estão vivendo na sua pele, e, portanto, não têm nada a ver com isso. Pense sempre em você, nos seus sonhos e prioridades. Simples assim.

Não somos as mesmas pessoas a vida toda

Quando pensamos na pergunta se desistir é bom ou ruim, devemos considerar que todas as pessoas mudam, ao longo da vida.

Na infância, você talvez desejasse ser veterinário. Hoje, quer estudar para engenharia.

Imagina se você não desistisse do sonho de infância? Estaria fadado a seguir uma carreira que não faz sentido para o que você é hoje?

Pare e pense sobre isso. Analise até que ponto determinada atividade tem relação apenas com o ego – de não querer desistir, ou com quem você verdadeiramente é.

Nossos sonhos mudam – e as prioridades também

Não se prenda em sonhos eternos. Como mudamos, nossas prioridades e nossos sonhos também mudam. Por isso, antes de responder se desistir é bom ou ruim é preciso se colocar em primeiro lugar.

O que você deseja alcançar hoje? Quais são as suas metas reais? E os seus sonhos? Tudo isso pode lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva na hora de seguir adiante ou abrir mão de algo que você vem tentando.

Não se anule por medo de desistir. E não desista por medo de apenas não conseguir. Saiba colocar tudo na balança. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.