Como saber se tem desconto indevido na aposentadoria do INSS? Fique atento

Preste atenção para não ter o dinheiro retirado

Caso você seja pensionista ou aposentado, então, precisa ficar atento. Isso porque diversos beneficiários relataram alguns problemas de desconto indevido na aposentadoria do INSS. Em geral, tais reclamações costumam englobar situações como empréstimos com certas instituições financeiras. Saiba mais na matéria deste domingo (19) do Notícias Concursos.

Entenda como identificar o desconto indevido na aposentadoria do INSS

O desconto indevido na aposentadoria do INSS estão se tornando comuns, mas o consignado é um tipo de prática bem comum ao se descontar parcelas diretamente em folha de pagamento de segurados. Isso se torna especialmente atraente quando as taxas de juros superam as taxas de outras formas de empréstimos e financiamentos.

Assim, leia: Pensão por morte: veja quais são os critérios para receber e para perder o direito

Uma boa parte golpes usam valores menores, que tendem a passar despercebido ao olhar rápido da vítima
Uma boa parte golpes usam valores menores, que tendem a passar despercebido ao olhar rápido da vítima – Foto: Canva Pro

Acontece que diversas vezes tais descontos acabam diferindo dos contratados. Entenda melhor a respeito e saiba como se evita essa situação.

De modo geral, os créditos consignados efetuados na folha de pagamento dos beneficiários do INSS transcorrem em uma conjuntura de necessidade. Isto é, quando o segurado necessita de dinheiro imediato, bem como com garantia.

Sendo justamente por esse motivo que algumas práticas impróprias acabam passando alheias. Desse modo, muitas das vezes o beneficiário acaba por ser surpreendido ao perceber que os descontos na folha realizados diferem do que foi acordado.

Ademais, ocorrem também os rotineiros casos de fraudes. Nessa situação, efetua-se o empréstimo mesmo sem conhecimento ou autorização do beneficiário.

Uma boa parte golpes usam valores menores, que tendem a passar despercebido ao olhar rápido da vítima. Consequentemente, recomenda-se a análise do extrato detalhado do benefício com bastante calma e atenção, mesmo que teoricamente não haja contratação de nenhum empréstimo.

O número das fraudes dobrou durante o período da pandemia de coronavírus segundo o INSS. Desse modo, é preciso se manter atento a determinados fatores para verificar se ocorreram fraudes do seu benefício e algum desconto indevido.

Portanto, leia: Saiba tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital e o que ela implica para os cidadãos

Como proceder nos casos das fraudes nos benefícios do INSS?

Primeiramente, como já elucidado, é essencial examinar com muita atenção o extrato da sua aposentadoria, atentando para cada um dos descontos efetuados. Após isso, fique atento às mensagens recebidas via SMS ou aplicativos de mensagens. Isso porque os golpistas geralmente utilizam essas ferramentas para roubar suas informações e comercialização de empréstimos falsos.

Finalmente, se você chegar à conclusão de que estão ocorrendo descontos incorretos, deve-se fazer contato com a instituição financeira que efetuou o empréstimo. Solicite o cancelamento imediato das cobranças, bem como o ressarcimento dos valores já descontados. Na sequência, informe sobre a fraude e vá até uma delegacia da Polícia Civil e registre um boletim de ocorrência.

Enfim, caso tenha dificuldades para resolver tal problema, contate o INSS pelos seus canais oficiais, relatando o ocorrido com o desconto indevido na aposentadoria do INSS. Você pode contatar a Ouvidoria da Previdência Social, acessando o site oficial ou até mesmo procurando o Procon mais próximo e que atenda a cidade.

Então, veja: Qual é o prazo para análise de benefícios do INSS 2022: entenda os prazos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.