Saiba tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital e o que ela implica para os cidadãos

Muitas pessoas inda têm dúvidas se a CTPS de papel nunca mais existirá

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é uma documentação obrigatória para os cidadãos que prestam serviços de quaisquer naturezas. Ademais, como extensão da versão impressa, existe a Carteira de Trabalho Digital. Assim, conheça mais a respeito do assunto nesta sexta-feira (17) no Notícias Concursos.

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

Pois, visando a modernização do acesso aos dados da vida de trabalho do cidadão, o Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital. Ela está disponível na loja de aplicativos para as versões Android, iOS e Web. Mas, antes de tudo, é importante ressaltar que a versão digital não substitui sua versão impressa. A única intenção é a facilidade ao acesso às informações que contêm nela.

Assim, saiba: Qual é o prazo para sacar FGTS em caso de demissão? Veja como fazer

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital: conheça mais a respeito do documento – Foto: Fundo de Amparo ao Trabalhador

Assim, para ter acesso ao documento, basta baixar o app de graça pelo smartphone ou acessar o site do MTE. Pelo site, é necessário ter login e senha, do contrário, será preciso criar no primeiro acesso.

Ademais, a CTPS nesse formato diversos benefícios, tais como agilidade para solicitar o documento, acesso às informações de contratos, entre outras coisas.  O objetivo, na verdade, é facilitar para o trabalhador que tem o documento sempre que precisar, à mão, para fazer consultas.

Dessa forma, confira: Como fazer prova de vida pelo Meu INSS: entenda como funciona através do aplicativo

Os benefícios da CTPS digital são:

  • Maior aproveitamento de vagas disponíveis, o que reduz o tempo do atendimento;
  • Mais agilidade ao acessar informações trabalhistas dentro de um só ambiente. Isso possibilita que o cidadão fiscalize os vínculos trabalhistas que teve.

A Carteira de Trabalho Digital é mais uma praticidade oferecida para o cidadão brasileiro. Então, é possível carregar toda a sua vida laboral dentro do seu celular e consultá-la quando quiser, sem nenhum problema.

Então, veja: Aposentadoria para pessoa de baixa renda: entenda como funciona

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.