Dell anuncia notebooks mais sustentáveis de sua história

Novidades da série de notebooks corporativos contam com usos de materiais sustentáveis nas carcaças dos produtos e nas embalagens

A Dell, líder no mercado brasileiro de PCs (desktops, notebooks e workstations) segundo o último relatório do IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker CY21Q4, anunciou o lançamento de novos produtos da série de notebooks corporativos Latitude 5000. O destaque da linha é que passam a contar com materiais sustentáveis para ajudar a resolver os problemas crescentes de geração de resíduos e limitações de recursos no planeta. 

Os lançamentos da série Latitude 5000 estão conectados também ao Conceito Luna, anunciado recentemente pela Dell. O projeto explora ideias de design para reduzir o uso de recursos e manter ainda mais materiais circulando na economia. A intenção é reforçar o progresso da Dell em relação a suas metas de sustentabilidade e trazer mais opções para os consumidores que cada vez mais priorizam o meio ambiente ao tomar decisões de compra. 

A Dell diz que, na última década, vem introduzindo mais o uso de materiais sustentáveis. Agora, a companhia está aumentando seus esforços e parcerias com a expansão de novos materiais sustentáveis e renováveis em mais produtos e plataformas.

LEIA MAIS: Dell adiciona nova geração de chips Intel aos notebooks Inspiron

Com a crescente conscientização sobre os problemas ambientais causados pelos plásticos depositados nos oceanos a cada ano, em 2017, por exemplo, a fabricante lançou o primeiro projeto do setor de tecnologia a usar plásticos oceânicos em embalagens em escala comercial. O objetivo era coletar esses resíduos antes que eles entrassem para as hidrovias e transformá-los em recursos. Desde então, a Dell aumentou drasticamente o uso, consumindo mais de 90 mil quilos de plásticos oceânicos em mais de 5,1 milhões de bandejas e tampas para embalagens. 

O que é reciclado nos notebooks 

A série de notebooks corporativos Latitude 5000 é uma das mais completas do portfólio da empresa. Os lançamentos da linha ainda contam com opções de design para aumentar o uso de conteúdo reciclado e reaproveitado, e incluem: 

  • A tampa do laptop, que passa a ser 71% constituída de material reciclável e renovável, incluindo bioplástico de árvores de upcycling da indústria do papel (21%), fibra de carbono recuperada (20%) e plástico reciclado pós-consumo (30%). Ao focar na segunda parte mais pesada do dispositivo – a tampa – a Dell garante um maior impacto de sustentabilidade, ajudando a reduzir o carbono, a água e a energia gastos na produção dos equipamentos. 
  • A base do sistema é criada com fibra de carbono recuperada (20%) e pés de borracha novos de base biológica feitos de óleo de mamona (39%). Esse elemento renovável reduz o uso de materiais baseados em petróleo. 
  • Essa série também é um marco importante no uso de plástico recolhido do oceano, que está sendo expandido da embalagem para os produtos. A série Latitude 5000 conta com plástico oceânico na carcaça do ventilador (28%). 
  • Para proteger o produto, a série Latitude 5000 usa embalagem 100% feita de materiais reciclados ou renováveis, tudo completamente reciclável. 

Trazendo materiais sustentáveis para mais plataformas e produtos 

Além de expandir os plásticos oceânicos para a série Latitude 5000, eles também podem ser encontrados na carcaça do ventilador dos notebooks Precision da série 3000, e no ventilador e na carcaça do ventilador dos desktops Dell OptiPlex Micro, bem como nas workstations Precision. Além disso, a Dell também ampliou o uso deste material na série EcoLoop Pro de mochilas, cases e pastas que contam com 100% de plástico marinho no tecido principal externo.

LEIA MAIS: Samsung investe em componentes reciclados nos seus novos dispositivos

A borracha de base biológica dos notebooks é derivada de mamona também pode ser encontrada no acolchoamento inferior do Latitude 7430 e 7530 e nas estações de trabalho móveis Precision série 3000 — aumentando a combinação de materiais renováveis da Dell. 

Esses lançamentos se unem ao portfólio de materiais sustentáveis da Dell, que incluem plástico de upcycling e reciclado, fibra de carbono recuperada, alumínio produzido com energia de hidroelétricas, plástico de base biológica e alumínio de ciclo fechado e ímãs de terras raras.  

Os modelos da série Latitude 5000 estarão disponíveis ao mercado corporativo no Brasil em breve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.