Samsung investe em componentes reciclados nos seus novos dispositivos

Programa Galaxy for the Planet vem desenvolvendo aparelhos com plásticos reciclados, além de outras práticas mais sustentáveis

A Samsung estabeleceu um conjunto inicial de metas a serem alcançadas até 2025 para reduzir sua pegada ambiental – termo que se refere ao total de recursos utilizados para sua produção – e, entre elas, está utilizar mais componentes reciclados em seus produtos. A iniciativa, batizada de Galaxy for the Planet, já está sendo implementada nos principais lançamentos da empresa, como no tablet Galaxy Tab S8 5G, os notebooks da série Galaxy Book2 Pro e os novos modelos de smartphone da linha Galaxy S22 5G.

LEIA MAIS: Samsung revela visão mais sustentável em evento de tecnologia

Os aparelhos foram desenvolvidos com componentes feitos a partir de redes de pesca, que seriam descartadas no oceano e gerariam ameaças à vida marinha. Dessa forma, o Galaxy Tab S8 5G, por exemplo, além de todos os recursos tecnológicos que oferece, o dispositivo ainda contribui para reduzir o impacto ambiental e os resíduos plásticos no oceano.  

Além das iniciativas nos modelos de tablets, os novos smartphones da linha Galaxy S22 5G também receberam novidades relacionadas à sustentabilidade. Todos os dispositivos da linha – que é formada pelo Galaxy S22 5G, Galaxy S22 5G+ e Galaxy S22 Ultra – contam com componentes que usam redes de pesca recicladas. Os principais componentes das teclas da linha Galaxy S22 e a tampa da S Pen (que vem incorporada ao Galaxy S22 Ultra) utilizam resinas de poliamida recicladas.  

Já nos notebooks da nova série Galaxy Book2 Pro, além de componentes em plástico reciclado, os modelos também contam com algoritmos que estendem os ciclos de vida da bateria, reduzindo o uso de energia em standby e a necessidade de substituições frequentes. Além disso, as telas AMOLED possuem certificação de ouro GREENGUARD para produtos ecologicamente corretos, pelo Underwriters Laboratories, por minimizar as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) para melhorar a qualidade do ar interno. 

Outras iniciativas sustentáveis da Samsung 

As ações da fabricante de eletrônicos vão além da composição dos dispositivos. As embalagens que acompanham os produtos também são uma preocupação para a Samsung. Por isso, o novo Galaxy Tab S8 5G chega aos consumidores em embalagens de papel de origem sustentável certificadas pelo Conselho de Manejo Florestal, além de estarem mais finas, com menos uso de papel para sua produção. 

E os novos modelos da série Galaxy Book2 Pro usarão caixas de papel e bandejas de molde de origem sustentável. Dessa forma, a Samsung reaproveita materiais que seriam descartados e ainda contribui para a redução de emissões, gerando cada vez menos lixo em seus processos. 

Já as embalagens dos smartphones também utilizam papel 100% reciclado e seus componentes, incluindo acessórios e manuais, foram fabricados mais compactos para reduzir o volume total da embalagem. Esses esforços “eco-conscientes”, como a empresa chama, permitiram à Samsung equipar a linha Galaxy S22 5G com embalagens 56% menores em volume do que a do Galaxy S20. 

Essas reduções estão entre as metas sustentáveis da empresa por meio do Galaxy For The Planet. Entre as metas a serem alcançadas até 2025 para reduzir o impacto ambiental, estão a utilização de materiais reciclados em todos os produtos móveis, a eliminação de plásticos nas embalagens e a redução do lixo eletrônico para zerar o descarte em aterros em escala global. 

Logística reversa 

A Samsung conta também com o Re+, um programa de logística reversa que oferece descarte gratuito e ecologicamente correto aos consumidores da marca. Com o programa, os usuários podem descartar dispositivos de pequeno porte, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores, nas urnas de coleta encontradas nas lojas e assistências técnicas da Samsung. Já os produtos de médio e grande porte podem ser coletados direto na casa do cliente a partir de solicitações feitas pelo e-mail log.reverse@samsung.com. Saiba mais detalhes aqui. 

Sandra Chen, diretora da área de Notebook e Tablets da Samsung Brasil, explica que a Samsung está atenta em aplicar práticas mais sustentáveis aos seus produtos e serviços. Os últimos lançamentos são uma forma de ilustrar esse compromisso com o meio ambiente. “São produtos que unem inovação e sustentabilidade para atender ao consumidor em todas as suas necessidades, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental. Cuidar do planeta é uma tarefa de todos e essa preocupação continuará existindo. Para a Samsung, esse é apenas o começo”, conclui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.