CPLP e ETF: apresentações sobre as possibilidades de financiamentos disponíveis

Conforme destaca o MCTI, a reunião oficial do CPLP permitiu apresentações sobre as possibilidades de financiamentos disponíveis. Saiba mais!

Conforme destaca a divulgação oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a reunião oficial do CPLP permitiu apresentações sobre as possibilidades de financiamentos disponíveis para os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

CPLP e ETF: apresentações sobre as possibilidades de financiamentos disponíveis

De acordo com as informações oficiais, destaca-se a perspectiva de ampliar as alternativas que possam viabilizar a transição para o Marco de Transparência Fortalecido (ETF).

Para a maioria dos países presentes na reunião, o financiamento será um ponto decisivo para o sucesso do Acordo de Paris, se provido em quantia adequada e em tempo hábil para as partes, enfatiza o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF): adequações e projeções

Para isso, o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) precisará adequar as modalidades existentes, se possível para o formato de Programa, para que não haja descontinuidade entre um ciclo e outro, e os compromissos sejam cumpridos dentro dos prazos previstos no acordo. Conforme enfatiza o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a temática de perdas e danos também foi debatida durante o Fórum. 

Discussão sobre o Marco de Transparência Fortalecido (ETF)

Foram explanadas algumas das dificuldades que permeiam essa temática, como a definição de determinados conceitos associados a regra do Marco de Transparência Fortalecido (ETF) que trata do assunto, a correlação do Mecanismo de Varsóvia e o rebatimento do que será relatado por cada parte na Avaliação Global de Resultados (GST, Global Stocktake). 

O relato desse tópico é voluntário nos futuros Relatórios Bienais de Transparência (BTR) e cabe para todas as Partes, tanto Anexo I como não Anexo I, ou seja, para países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) enfatiza que os participantes conheceram o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), construído pelo governo de Cabo Verde em parceria com o governo de Luxemburgo e visitaram obras sociais no bairro Achada Grande. 

Estrutura e tecnologia

Os representantes dos países do Núcleo puderam observar e analisar as atividades e estrutura criada para a formação de especialistas e técnicos em tecnologias e serviços que visam a eficiência energética e prezam por alternativas renováveis, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O local pode servir de inspiração para muitos e com o potencial de servir como instância de formação e cooperação na capacitação, enfatiza a divulgação oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.