CPF negativado: como saber se há pendências e dívidas no meu nome?

Por conta da situação econômica complicada que grande parte dos brasileiros atravessam, muitas pessoas se encontram em uma situação financeira difícil. Essa dificuldade pode se estender no pagamento de dívidas essenciais, ou até mesmo faltar dinheiro para todas as contas. Com isso, existe a possibilidade de ficar com o CPF negativado.

Um dos problemas mais comuns, nesse caso, é que muitas pessoas nem mesmo tem a consciência de que seu CPF está com dívidas em aberto. Isso acaba atrapalhando alguns procedimentos importantes, como impedir de tirar um passaporte ou obter a certidão negativa de imóvel. Para esses e outros casos, é necessário que não se possua nenhuma pendência em aberto com a Receita Federal.

Além disso, para a pessoa que está negativada, é possível que ocorra uma série de limitações, como ser impedido de movimentar uma conta bancária, quando o cidadão estiver inscrito na Dívida Ativa da União.

CPF negativado também diminui o score

O score também vai diminuir para quem estiver com o nome sujo, o que também acaba impactando nas chances de obter crédito, que geralmente fica ainda menos acessível. Diante de todas essas situações, se mostra como é importante saber todas as regras que a Receita Federal estabelece para cada brasileiro.

Antes de tudo, é preciso dizer que existe mais de uma forma de fazer a consulta da situação de seu CPF. A forma mais simples é acessando o site da Receita Federal, informando a data de nascimento e completando a etapa de verificação humana. Se aparecer no sistema que o CPF está “regular”, não precisa se preocupar com mais nada.

Verificar informações do cadastro é muito importante

Ainda na consulta da situação do CPF no site da Receita Federal, vai ser aberta uma página que contém todas as informações e os dados do contribuinte, assim como a situação em que se encontra o Cadastro de Pessoa Física.

Se o CPF não estiver regularizado, vai aparecer a mensagem de “Pendência de regularização”.

Uma outra forma para realizar este processo é a partir do e-CAC, que também é um sistema ligado a Receita Federal, que funciona de forma totalmente online, hospedado na nuvem. Por lá é possível obter os seguintes reconhecimentos:

  • Saber se todas as suas informações estão corretas e atualizadas;
  • Realizar um diagnóstico fiscal e gerar relatórios que possam comprovar a sua situação cadastral;
  • Emissão de Documento para Arrecadação de Receitas Federais para realizar o pagamento de débitos, caso tenha.

Como é feita a consulta dos dados pelo e-CAC

O primeiro passo a se realizar é acessar o portal do e-CAC da Receita Federal. O login deve ser feito a partir da conta do Gov.br, que pode ser tanto do nível ouro como também na prata. Após entrar no sistema, o próximo passo é pesquisar pela opção de “Certidões”.

O relatório vai ser emitido após a pessoa consultar o seu estado fiscal. Caso algum problema seja notado, basta clicar na opção que se encontra no menu de “Débitos e pendências” e começar a providenciar nos documentos para a regularização do CPF negativado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.