Covid-19: Maternidade em Maceió tem 15 bebês em estado grave

Segundo comunicado divulgado nesta terça (9), a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió (AL), tem 15 bebês internados com Covid-19 em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Ontem, eram 14 bebês internados com complicações causadas pelo novo coronavírus. A ala foi isolada para casos confirmados e suspeitos de Covid-19.

No total, a UTIN tem capacidade para tratar de 26 bebês, assim como a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo). Após testarem negativo para Covid-19, dois bebês que estavam na UTIN foram remanejados para leitos da UCINCo.

Segundo a maternidade, alguns dos bebês internados não foram infectados na unidade de saúde e chegaram com Covid-19 transferidos de municípios do interior do estado de Alagoas. Outros foram infectados pelas mães, que também contraíram o novo coronavírus.

Com medo de ser infectada, em entrevista à TV Gazeta, uma mulher disse que optou por voltar para casa antes da alta médica após dar à luz um bebê na Maternidade Escola Santa Mônica.

“Mudam as pessoas de quarto, eles tiram as pessoas e botam outras, então a gente não sabe quem tem ou quem não tem [a Covid-19]”, disse a mãe, que pediu para não ser identificada.

Referência no atendimento de gestantes de alto risco no estado, a maternidade informou que segue recebendo pacientes normalmente. “Salientamos ainda que estamos tomando medidas internas para reforçar a proteção dos nossos pacientes”.

Nota da maternidade sobre os bebês com Covid-19

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) informa que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), neste dia 09 de março, encontra-se isolada para pacientes com Covid-19. Ao todo, estão na UTIN, neste momento, 15 bebês confirmados para a Covid-19. De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), 02 bebês que estavam isolados, apresentaram testagem negativa e já receberam alta da UTIN, sendo transferimos para a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco). Informamos ainda que estamos recebendo pacientes externos normalmente. Salientamos ainda que estamos tomando medidas internas para reforçar a proteção dos nossos pacientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.