Covid-19 é a maior causa de afastamento do trabalho em 2021

De acordo com dados oficiais do INSS, Covid-19 ultrapassou a dor nas costas e já é o maior motivo de afastamento do trabalho

A Covid-19 é neste momento a doença que mais está afastando brasileiros dos seus postos de trabalho. Pelo menos é isso o que mostram os dados do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São eles que fornecem o auxílio-doença para o empregado que não está em condições de seguir na empresa.

Segundo esses dados, nos primeiros 7 meses deste ano, o INSS concedeu 68.014 benefícios para pessoas que tiveram que se afastar do trabalho por causa da Covid-19 este ano. O número representa pouco mais da metade de tudo o que foi dado no ano passado. Este ano, no entanto, ele lidera o painel de doenças que estão afastando os funcionários.

Em 2020, ano em que a pandemia do novo coronavírus começou a fazer vítimas no país, a Covid-19 foi a terceira doença que mais afastou empregados do trabalho. Ela ficou atrás de outras patologias como dor nas costas e dor no ombro. Agora, no entanto, a doença causada pelo vírus está liderando essa lista com uma certa folga.

É preciso lembrar que esses números não consideram todos os trabalhadores que pegaram Covid-19. Aqui, estão entrando na conta aqueles que chegaram a pedir e receber o Auxílio-doença. Entende-se portanto que o número de empregados que se infectaram, possivelmente no ambiente profissional, seja muito maior.

É que se sabe que nem todo mundo contribui com o INSS. Imagina-se que muitos informais, por exemplo, contraíram a forma grave da doença e não puderam pegar um auxílio-doença neste meio tempo. Então é muito provável que o tamanho do problema seja bem maior do que esses números estão mostrando.

Auxílio-doença

Para quem não sabe, o Auxílio-doença é uma espécie de benefício para as pessoas que não estão conseguindo trabalhar. Mas para conseguir essa ajuda, o trabalhador precisa contribuir com o Instituto através da empresa ou mesmo de maneira autônoma.

De acordo com as regras gerais atuais, quando um trabalhador adoece por menos de 15 dias, a empresa tem a obrigação de seguir pagando o salário. No entanto, caso esse prazo seja ultrapassado, então o INSS é que passa a ter essa responsabilidade.

O Ministério do Trabalho e Previdência não divulgou o número total de pessoas que estão recebendo o Auxílio-doença este ano. Então não dá para saber ainda qual a porcentagem exata dos casos de Covid-19 no país agora em 2021.

Indenização

Vale lembrar que em alguns casos, contrair coronavírus pode acabar até em uma indenização trabalhista. De acordo com decisões recentes em tribunais, alguns trabalhadores estão conseguindo esse dinheiro.

Para isso, no entanto, esse empregado tem que provar de alguma forma que contraiu a Covid-19 no ambiente de trabalho. Isso é importante para que ele consiga ter o direito de pagar essa quantia nos tribunais.

Em alguns casos, os trabalhadores estão levando testemunhas que podem comprovar que o empregador não estaria fornecendo um ambiente profissional seguro para os seus empregados. A falta da obrigatoriedade do uso de máscaras também pode ser vista como um motivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.