CoronaVac: Avião com insumo para fabricação de 8,6 milhões de doses chega hoje ao Brasil

De acordo com o governo de São Paulo, o avião com 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para fabricação de 8,6 milhões de doses da CoronaVac deve chegar às 23h30 desta quarta (03) ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O envasamento da vacina da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech será feito pelo Instituto Butantan, responsável pelo imunizante no Brasil.

O primeiro lote de insumo da CoronaVac a ser recebido pelo Instituto Butantan em 2021 deixou Pequim, capital da China, ontem às 21h30 (horário de Brasília). De acordo com o Butantan, as vacinas produzidas com essa carga de IFA serão enviadas ao Ministério da Saúde a partir do dia 25 de fevereiro.

Um novo lote com 5,6 mil litros de insumo, o suficiente para fabricação de 8,7 milhões de doses da CoronaVac, é aguardado pelo Butantan até o dia 10 de fevereiro. Levando em conta ambas as remessas vindas da China, o Instituto será capaz de produzir 600 mil doses do imunizante por dia.

“Na sequência, há um outro volume de 5,6 mil litros, que também foi anunciado pelo embaixador, que também está em processo de liberação. Com esses dois lotes, totalizando 11 mil litros, nós regularizaremos as nossas entregas ao Ministério [da Saúde] e o restante que deverá vir no que já está planejado até o final de abril, as 40 milhões de doses que temos contratadas até este momento”, disse Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan.

CoronaVac no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19

No total, até o momento, o governo brasileiro comprou 46 milhões de doses da CoronaVac para integrar o Plano Nacional de Imunização contra Covid-19. Dessas, 6 milhões de doses foram importadas prontas da China e já foram distribuídas aos estados e municípios do Brasil. Até o final de abril, dependendo do envio de insumo da China, o Instituto Butantan prevê entregar o total de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde.

“É importante mencionar que temos um pedido adicional em andamento de 8 mil litros de matéria prima, além do que foi autorizado hoje. A produção com esse quantitativo de matéria prima prosseguirá muito rapidamente até a integralização de 46 milhões”, informou Dimas Covas.

Além das 46 milhões de doses da CoronaVac já compradas, o Ministério da Saúde manifestou interesse em exercer a opção de compra de 54 milhões de doses adicionais do imunizante contra Covid-19. O acordo deve ser fechado ainda nesta semana, segundo nota do Ministério da Saúde divulgada na última sexta (29).

“O Ministério da Saúde irá firmar o contrato de compra das doses junto à Fundação [Instituto Butantan] na semana que vem. Além disso, a pasta está solicitando a antecipação do registro da vacina junto à Anvisa, para ampliar a vacinação para toda a população brasileira”, diz a nota do Ministério.

O total de 100 milhões de doses será entregue pelo Instituto Butantan ao governo federal até o final do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.