Conheça vantagens e desvantagens do pagamento da conta de luz via cartão de crédito

Recentemente foi anunciado por algumas companhias do estado de São Paulo que tornaria-se possível realizar o pagamento da conta de luz pelo cartão de crédito. A alternativa nova pode até ser vantajosa para ganhar tempo e praticidade na hora de fazer o pagamento, porém o consumidor deve ficar atento com a data de vencimento da fatura.

Nesse sentido, o consumidor deve ficar atento para pagar a fatura até a data de vencimento, pois senão, a vantagem se torna prejuízo. Isto porque, com o acúmulo de débitos no cartão de crédito, podem ser cobrados juros altos pelo crédito rotativo e podem chegar a 13% ao mês, o que pesa bastante no bolso do consumidor.

“É importante ter o dinheiro para a quitação da fatura do cartão para não cair nos juros do parcelamento que estão entre as taxas mais altas do mercado”, disse o analista financeiro e CEO da Vallus Capital, Caio Mastrodomênico. Sendo assim, o analista ressalta que, caso opte pelo pagamento pelo crédito, o consumidor deve aumentar a atenção com a data de vencimento.

A nova opção de pagamento da conta de luz através do cartão de crédito permite mais facilidade e comodidade para os usuários. Dessa maneira, o pagamento pode ser feito em até 24 vezes e contas já vencidas podem ser pagas por meio da nova opção também, apesar de os juros continuarem a ser cobrados.

Vantagens do pagamento da conta de luz via cartão de crédito

O analista da Vallus Capital explica que, para o pagamento ser vantajoso, depende do dia de vencimento da conta de luz, por exemplo, e também do dia de fechamento da fatura. Isto porque a ideia dos consumidores que costumam utilizar o cartão de crédito rotineiramente é que possuam uma grande parte do ciclo do cartão para fazer o pagamento.

“Se a fatura fecha no dia 9 e a conta vence dia 10 pode ser uma boa opção porque o consumidor terá um ciclo inteiro do cartão de prazo para pagar. Agora, se a conta vence no dia 10 e o fechamento da fatura será dois dias depois, talvez não valha, já que essa conta virá na próxima fatura do cartão. Só é vantajoso quando se ganha tempo para efetuar o pagamento”, afirma o analista.

Além disso, segundo Caio, outro ponto a ser considerado na hora de pensar nas vantagens é se a bandeira do cartão cobra taxa para pagamentos de contas de consumo. “Se cobrar, a taxa deve ser considerada como valor adicional nas despesas”, alerta Caio. Sendo assim, existem alguns detalhes que devem ser pensados antes de efetuar o pagamento via cartão.

Neste mês de outubro, a Enel, empresa que distribui energia elétrica no estado de São Paulo, foi a primeira a disponibilizar a modalidade de pagamento por cartão de crédito aos consumidores. Sendo assim, o pagamento pode ser feito no site ou no aplicativo da Enel, além de ser possível parcelar em até 24 vezes.

Possíveis conclusões

Em vista de tudo que foi apresentado, pode-se concluir que, dependendo do cenário e da situação dos consumidores, pode ser uma boa estratégia ou algo sem sentido. Isto porque, caso o consumidor pague as faturas em dia e tenha dinheiro no final do mês para pagar a conta de luz, a opção se torna uma vantagem.

Sem contar a possibilidade de ganhar milhas, cashback, descontos e promoções através do pagamento via cartão de crédito. Porém, se as contas virarem uma bola de neve de dívidas com juros, a opção pode ser uma grande roubada para alguns consumidores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.