Confira o ranking de reclamações de bancos e financeiras e entenda a sua importância

O Banco Central do Brasil publicou o Ranking de Reclamações de Bancos e Financeiras referente ao segundo trimestre de 2021. Confira os detalhes!

Banco Central divulga o Ranking de Reclamações de Bancos e Financeiras 

O Banco Central do Brasil publicou novamente o Ranking de Reclamações de Bancos e Financeiras referente ao segundo trimestre de 2021.

Conforme informa o BCB, para essa republicação, houve a necessidade de efetuar correção no sistema que contabiliza o número de clientes das instituições financeiras e que é usado no cálculo do índice de reclamações.

Por exemplo, o Banco Pan, que agora faz parte do Conglomerado BTG Pactual – Banco Pan, segue em primeiro lugar da lista do Top 10, repetindo a posição obtida no segundo e no terceiro trimestres de 2020, como também no primeiro trimestre de 2021.

Por que este ranking é importante para o cliente?

O cliente precisa saber o grau de resolução de uma instituição bancária. Afinal, quando é feito um financiamento, empréstimo ou um cartão de crédito junto ao banco, é estabelecida uma relação de confiança.

Por isso, além de conhecer os serviços oferecidos e as tarifas praticadas, é válido que o cliente conheça o número de clientes de uma instituição bancária, bem como, o volume de reclamações.

O seu poder de compra é o seu poder pesquisa!

Certamente, este é um ponto de análise para o cliente e uma oportunidade para o banco. Visto que deverá focar em atender o cliente de forma resolutiva para que não ocupe as primeiras posições em um índice de reclamações bancárias.

Isso demonstra que o poder de compra do cliente deve ser usado com inteligência, planejamento e pesquisa. Pois, você não quer financiar um imóvel ou um veículo com um banco e ganhar anos de “dor de cabeça”, certo?

Portanto, quanto mais o cliente souber dos indíces negativos de uma instituição financeira, maior será o poder de decisão sobre esse relacionamento.

Confira a lista oficial atualizada:

Ranking de Bancos e Financeiras

Mensal/Bimestral/Trimestral   Semestral   

2021 (1º Trim -2º Trim -3º Trim – 4º Trim – 2022)

Posição –  Instituição Financeira –  Índice 1 – Reclamações reguladas procedentes 2 – Clientes 3

(Insitituição Financeira)                         (Índice)    (Reclamações)   (Clientes)

  •  1º BTG PACTUAL/BANCO PAN (conglomerado) 103,44 – 1.301 – 12.576.773
  •  2º INTER (conglomerado) 66,79 766 11.467.628
  •  3º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado) 32,13 4.681 145.684.233
  •  4º SANTANDER (conglomerado) 28,88 1.514 52.415.407
  •  5º BRADESCO (conglomerado) 25,33 2.515 99.260.817
  •  6º BB (conglomerado) 21,09 1.456 69.010.996
  •  7º ITAU (conglomerado) 17,59 1.508 85.710.724
  •  8º VOTORANTIM (conglomerado) 4,64 78 16.774.345
  •  9º MIDWAY S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 2,45 26 10.604.729
  • 10º NUBANK (conglomerado) 0,00 0 17.916.854

 1 – Número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

2 – Quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.

3 – Total de clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).

Fonte das informações: Banco Central do Brasil.

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