Compulsão alimentar: O que é e como lidar?

compulsão alimentar está relacionada com uma necessidade muito forte de ter que consumir grandes quantidades de alimentos, sem nem mesmo estar com fome ou apetite. A pessoa que sofre com esse tipo de compulsão tende a aumentar o seu peso corporal de maneira exponencial e recorrente, causando impactos em sua saúde física, mental e em sua autoestima.

Buscar auxílio psicológico e nutricional é extremamente importante para atravessar essa compulsão e restaurar a qualidade de vida e o bem-estar. Abaixo explanamos mais algumas recomendações sobre o assunto. Acompanhe.

Quais os sintomas da compulsão alimentar?

Antes de qualquer coisa, é importante reconhecer os reais sintomas da compulsão alimentar. Afinal, não podemos confundir um único episódio de “comer demais” com esse distúrbio alimentar. Cada caso é um caso e, para ser considerado uma compulsão sem controle, é preciso observar os seguintes sintomas:

  • Alimentar-se muito rapidamente, sem nem se atentar para o sabor e a textura do alimento;
  • Comer mesmo quando está sem fome, ou após estar satisfeito;
  • Sensação de estar muito cheio, sempre depois de terminar uma refeição;
  • Alimentar-se escondido, por medo do que os outros irão falar;
  • Comer durante a noite, ou acordar no meio da madrugada e comer;
  • Sentimento de culpa logo depois de ingerir grande quantidade de alimento.

Como lidar com a compulsão alimentar?

Lidar com a compulsão alimentar pode não parecer a coisa mais simples e fácil, porém, existem algumas medidas que podem ser adotadas para que o problema comece a ser controlado. Veja abaixo algumas recomendações:

1- Pense no porquê

Da próxima vez em que você for se alimentar, pergunte-se acerca do porquê você está se alimentando. Por exemplo, questione-se se você realmente está com fome ou se apenas quer ingerir mais alimentos.

Faça esse questionamento sempre que for comer, mas sem ser em tom de cobrança. Isto é, não tente se xingar, se castigar ou algo do tipo, mas sim, procure pensar mais racionalmente.

2- Espere a fome chegar

Tente esperar, ao máximo, o momento em que a fome chega. Ao mesmo tempo, não permita que você fique com muita fome, pois isso poderá aumentar a ingestão alimentar.

3- Mastigue 50 vezes

Pode parecer uma forma difícil de comer, mas acredite, mastigar contando cada mordida/mastigada é imprescindível para você reparar no sabor do alimento, melhorar a absorção de nutrientes e ter uma digestão mais saudável. Ao mesmo tempo, o seu corpo terá um tempo mais hábil de apresentar as sensações de saciedade.

Assim, quando você se sentir satisfeito, pare de comer imediatamente e retire-se da mesa.

4- Não deixe a comida à disposição depois de estar satisfeito

Seguindo o ponto acima, procure sempre se afastar da comida ou da cozinha quando você estiver se sentindo satisfeito. Tente encontrar uma atividade que exija concentração e foco, logo depois de comer. Assim a sua mente se forçará a pensar em outra coisa, e não no alimento.

5- Beba bastante água e coma mais fibras

Os alimentos ricos em fibras são mais difíceis de serem digeridos, o que faz com que tenhamos menos fome entre uma refeição e outra. Por isso, inclua vegetais como brócolis, cenoura, beterraba e folhas em suas refeições. A água também deve ser sua aliada, pois ela hidrata o corpo e aumenta a saciedade, além de melhorar a digestão.

6- Pratique exercícios físicos e tenha um hobby

Muitas vezes a compulsão alimentar está associada com o prazer que a comida pode ocasionar. Por isso, busque manter uma vida ativa, praticando exercícios físicos todos os dias e tendo um hobby recompensador. Assim, você desencadeia sensações de bem-estar e não foca tanto na recompensa chamada “comida”.

7- Busque ajuda terapêutica

Por fim, lembre-se de que a psicoterapia também pode ajudar. É a partir dela que você pratica o autoconhecimento e começa a lidar com a sua vida de uma forma mais clarificada e organizada. Cuide-se e cuide da sua saúde mental!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.