Caminhada para emagrecer: Veja como montar uma rotina

Praticar a caminhada para emagrecer é uma forma super simples de mexer o corpo, aumentar a autoestima, desenvolver a saúde mental e ter uma vida muito mais leve e feliz. Isso porque esse exercício é super simples e não requer nenhum tipo de aparelho ou material específico, mas sim, apenas um bom tênis e o peso do seu corpo.

Por isso que muitas pessoas recorrem à caminhada como uma forma de impulsionar o emagrecimento saudável ou simplesmente manter a vida mais ativa. Abaixo vamos lhe dar dicas de como você pode usar a caminhada para emagrecer e atingir os seus objetivos.

Plano de caminhada para emagrecer: O que considerar?

Abaixo apontamos alguns fatores que se envolvem diretamente com o processo de emagrecimento saudável. Veja o que você deve considerar antes de iniciar os treinos:

1- A importância de alternar entre caminhada lenta e rápida

Antes de qualquer coisa, procure sempre alternar entre uma caminhada lenta, moderada e rápida. Assim você garante uma maior queima de calorias, tendo em vista que a caminhada rápida impulsiona o metabolismo e faz com que você ative ainda mais a sua musculatura.

Você pode começar com um treino lento mais longo, incluindo a caminhada moderada. Depois, inclua a caminhada rápida e vá aumentando o tempo ininterrupto da moderada e da rápida. Assim você vai construindo uma rotina baseada em uma caminhada mais intensa, que melhora os seus resultados.

Porém, lembre-se de ir “crescendo” gradativamente, para garantir o condicionamento do seu corpo.

2- Alimentação antes do treino

Antes de treinar, alimente-se adequadamente. Um pré-treino é indispensável para garantir que o seu corpo tenha mais energia e força durante toda a caminhada para emagrecer. Entretanto, lembre-se de que a alimentação deve acontecer no máximo 30 minutos antes do treino, para garantir a absorção de energia e não ocasionar algum tipo de mal-estar.

3- Explore sempre novos locais

Para garantir a disposição para treinar, procure explorar novos locais todos os dias. Você pode, por exemplo, caminhar em um lado da cidade em um dia, e noutro no dia seguinte. Isso estimula a sua mente, faz você ter contato com novos ares e melhora os seus resultados.

4- Caminhe em momentos fora do treino

Além de praticar a caminhada para emagrecer, com cerca de 50 minutos por dia, busque caminhar em outros momentos em sua rotina. Por exemplo, ao invés de sempre chamar um Uber, encare caminhar quando você tiver tempo para isso. Da mesma forma, troque o elevador por escada e converse no telefone andando de um lado para o outro.

Acredite, essas pequenas mudanças podem impactar no seu emagrecimento.

5- Busque manter uma rotina de descanso e treino

Lembre-se de que apesar de que o treino de caminhada para emagrecer seja super simples e leve, quando você aumenta a intensidade (fazendo a caminhada rápida, por exemplo) é preciso descansar adequadamente. Ou seja, você pode descansar em dias alternados, cerca de duas vezes por semana, para garantir o fortalecimento da musculatura de forma efetiva.

6- Aqueça o corpo antes e alongue depois

Para finalizar um bom treino de caminhada, busque sempre aquecer o corpo antes e alongar depois. Isso diminui as chances de que haja algum tipo de lesão nos seus músculos, além de desencadear mais relaxamento ao fim do treino.

Além disso, mantenha uma rotina de caminhar semanalmente, garantindo um resultado duradouro. Da mesma forma, busque novos desafios! Depois de caminhar por muitas semanas, que tal começar a correr? Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.