Como um líder deve agir em situações difíceis?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar nas situações difíceis.

Saber como um líder deve agir em situações difíceis é de suma importância para impedir que um pequeno problema se torne em algo grandioso e difícil de controlar. Afinal, quando damos atenção ao início, a tendência é que tenhamos um resultado mais positivo, revertendo possíveis desvios e alinhando o caminho novamente.

Mas como fazer isso? Quais atributos devem entrar em cena para que uma situação difícil seja controlada?

Para tentar responder a esses questionamentos, fizemos este conteúdo para você. Para saber mais, acompanhe-o até o fim.

Como um líder deve agir em situações difíceis?

Um líder deve estar preparado para lidar com conflitos e situações difíceis em seu cotidiano, uma vez que ele lida com pessoas. E quando lidamos com pessoas, tendemos a nos deparar com problemas interpessoais; problemas de comunicação; falta de motivação;  e outras infinitas variáveis.

Por isso, acima de tudo, um bom líder dever uma mente aberta e um olhar apurado, pois apenas dessa forma ele conseguirá fazer um bom plano de ação para uma situação difícil.

Assim sendo, a seguir nós apresentamos algumas sugestões que poderão ser úteis nesse momento complexo:

1- Não deixe as emoções controlarem você – dê um tempo

Quando nos deparamos com uma situação difícil, a nossa mente passa a ser inundada por emoções. Essas emoções podem ser, muitas vezes, complexas e difíceis de controlar. Porém, é de suma importância que saibamos lidar com elas da melhor forma possível, nem que para isso devamos dar um “tempo” da situação.

Por exemplo, se você se sente extremamente irritado com o que está acontecendo, tente se afastar do gatilho emocional por um tempo. Volte mais tarde, quando as emoções estiverem mais equilibradas.

2- Converse com tranquilidade para buscar uma solução

Um líder deve agir em situações difíceis com cautela, empatia e muita paciência. Dessa forma será possível encontrar soluções plausíveis para o que está acontecendo.

Para tanto, converse com os seus liderados e tente encontrar uma alternativa positiva em conjunto.

3- Converse individualmente com cada liderado, se preciso for

Se o conflito estiver relacionado com os próprios liderados, ou seja, é o caso de um conflito interpessoal entre eles, tente conversar individualmente com cada um. Ouvir cada lado e auxiliar o sujeito no entendimento da situação pode ser uma boa saída para o momento difícil.

4- Seja imparcial e tente visualizar os gatilhos do conflito/situação difícil

Evite ser aquele tipo de líder que toma partido de um lado. Aja sempre pautando-se na razão, e não na emoção.

Mesmo em casos nos quais um lado está nitidamente errado, tomar partido pode apenas aumentar o atrito na equipe. Portanto, seja imparcial e trabalhe em busca do gatilho da situação difícil, visando uma solução para ele.

5- Seja um bom comunicador

Por fim, um líder deve agir em situações difíceis sendo um bom comunicador. Apenas dessa forma é que você poderá discutir alternativas e soluções com a sua equipe.

Mas lembre-se: é necessário comunicar-se de acordo com quem ouve você. Quanto mais clara forem as instruções e mensagens, melhor será a resolução do problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.