Como trabalhar a ansiedade? Veja as nossas dicas!

Pequenos hábitos podem lhe ajudar a trabalhar a ansiedade.

Trabalhar a ansiedade é a meta de muitas pessoas que, todos os dias, sentem-se desgastadas diante do “medo do futuro”. E esse futuro nem precisa ser tão distante: uma prova no dia seguinte ou uma entrevista de emprego na próxima semana já é mais do que o suficiente para causar sensações intensas de ansiedade.

No entanto, pequenas mudanças cotidianas, somadas, são capazes de diminuir essa sensação de “medo”, fazendo com que o sujeito se sinta mais seguro e focado no presente. A seguir elencamos as principais mudanças. Acompanhe.

Como trabalhar a ansiedade?

Trabalhe a sua ansiedade considerando os seus comportamentos cotidianos. Quais são os seus hábitos? Você tem uma rotina saudável? Como anda a sua saúde física? Todos esses questionamentos podem lhe ajudar a traçar objetivos que inibam o desenvolvimento da ansiedade.

De qualquer modo, a seguir damos mais detalhes nesse sentido:

1- Pratique atividades físicas regularmente

A atividade física está relacionada com a nossa saúde cerebral e o nosso bem-estar de uma maneira geral. Ela promove a liberação de neurotransmissores causadores de prazer, o que faz com que fiquemos mais tranquilos, motivados e felizes. Logo, ter uma vida ativa garante a redução do estresse e da ansiedade.

2- Pratique técnicas de respiração

Técnicas de respiração também podem lhe ajudar a trabalhar a ansiedade. Isso porque a respiração é capaz de diminuir os nossos batimentos cardíacos, trazendo mais tranquilidade e serenidade para o corpo, como um todo. Consequentemente, nos sentimos mais relaxados e calmos. Faça o teste!

3- Faça psicoterapia

Na psicoterapia você tem a liberdade de falar sobre os seus anseios, sonhos, desejos, etc. Tudo isso sem aquele medo de ser julgado. Além disso, é na psicoterapia que você pode aprender a gerenciar as suas emoções e pensamentos, conseguindo trabalhar a ansiedade de forma efetiva.

4- Traga a sua atenção para o aqui e agora

Quando estiver se sentindo extremamente ansioso, seja nos estudos ou no trabalho, foque no aqui e agora. Isto é, traga a sua atenção para o presente. Preste atenção na peça de roupa tocando a sua pele, sinta os aromas do ambiente, observe a textura dos móveis, etc. Quanto mais você focar no momento de agora, menor serão as chances de a ansiedade evoluir.

5- Alimente-se bem

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, não adianta querer trabalhar a ansiedade se você não consome alimentos saudáveis e que possam lhe trazer bem-estar, saúde física e até mesmo mental. Aqui, inclusive, os chás são bem-vindos.

6- Pratique a higiene do sono

Dormir bem é essencial. Sendo assim, pratique a higiene do sono e tenha noites mais tranquilas, repondo as suas energias e aumentando a sua disposição no dia seguinte.

7- Mantenha as suas tarefas organizadas

Seja uma pessoa organizada! Pode parecer difícil no começo, mas à medida que você vai criando métodos de estudos e trabalho, você acaba reproduzindo uma rotina muito mais organizada e efetiva.

Não aja de maneira aleatória. Tenha uma agenda, um checklist e suas prioridades. Tudo isso vai lhe ajudar a trabalhar a ansiedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.