Como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho

Entenda as consequências do excesso de ansiedade.

A ansiedade pode atrapalhar no trabalho de diversas maneiras. A princípio, pode parecer algo irrelevante, mas à medida que os episódios se repetem, o sujeito tende a sofrer muitos impactos por conta das sensações de “medo do que está por vir”.

Sendo assim, neste texto nós tratamos de algumas consequências que estão relacionadas à ansiedade, a fim de promover uma maior compreensão sobre este assunto tão importante.

Como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho

Entenda que a ansiedade pode atrapalhar no trabalho a partir do momento em que ela se torna excessiva. Ou seja, todos nós sentimos ansiedade em algum momento, mas só quando ela é muito intensa é que se torna capaz de provocar consequências expressivas em nosso bem-estar e até mesmo nos nossos resultados.

Portanto, se você sente que a ansiedade tem “lhe consumido”, fique atento. Observe se as consequências abaixo são constantes em sua rotina e considere trabalhar a ansiedade, através da psicoterapia e mudanças de hábitos. Acompanhe:

1- Desistência nos projetos importantes

A ansiedade pode atrapalhar no trabalho a partir do momento em que o sujeito acaba desistindo dos seus projetos, por medo de errar ou de não atingir determinadas expectativas. Isso, no longo prazo, pode fazer com que muitas oportunidades sejam perdidas.

2- Sintomas físicos que atrapalham o rendimento

Os sintomas físicos provocados pela ansiedade excessiva também podem atrapalhar o trabalho de diversas maneiras. O rendimento fica completamente afetado, e isso pode, mais tarde, ser a mola propulsora para novas crises de ansiedade.

3- Medo de tomar atitudes promissoras

Da mesma forma que a desistência de projetos pode ser uma das consequências da ansiedade, o medo de tomar atitudes também aparece. O sujeito tem medo de se impor, tem medo de dar uma ideia nova e, mais tarde, se arrepende. Percebe que deveria ter agido mais cedo, mas, por conta da ansiedade, perdeu algo importante.

4- Dificuldade para cumprir prazos

Essa é uma das formas que a ansiedade pode atrapalhar no trabalho de maneira mais explícita. Afinal, o receio de entregar um trabalho pode fazer com que a procrastinação reine, diminuindo a produtividade e impedindo que prazos sejam cumpridos.

5- Falta de foco e concentração

O foco não está no que está sendo feito. Diante de uma crise intensa de ansiedade, a pessoa foca no que pode vir a acontecer depois. Há o medo de perder o controle, atingir um resultado insatisfatório, perder algo importante… Enfim!

Com isso acontecendo, o sujeito não consegue focar no aqui e agora, e a sua concentração não é efetiva na tarefa que está sendo executada. E isso, no agregado, pode provocar erros de execução e, mais tarde, novas crises de ansiedade.

6- Como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho: Emocional abalado

Nem precisamos dizer que o emocional fica extremamente abalado, não é mesmo? E que mais do que isso, ele pode acarretar em problemas pessoais; problemas de autoestima; psicossomatização; entre outros efeitos.

Por isso, é de suma importância que além de compreender como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho, você também procure ajuda quando necessário. Converse com um psicólogo sobre a sua situação e cuide da sua saúde mental!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.