Como estudar tendo ansiedade?

Encontre aqui algumas dicas que podem lhe ajudar.

Saber como estudar tendo ansiedade pode ser um desafio gigante para muitas pessoas. Ter de lidar com a sensação de perda de controle e de medo é algo que pode atrapalhar qualquer estudante, independente da área em que ele estude.

Assim sendo, no conteúdo de hoje nós trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma rotina mais leve. Acompanhe e entenda.

Como estudar tendo ansiedade?

Antes de mais nada, é importante frisarmos que não existe uma receita mágica que irá acabar com a ansiedade, de uma hora para outra.

Cada ser humano é único, e possui multifatores envolvidos com a ansiedade que sente. Logo, não existe algo padrão que possa ser posto em prática por todo mundo.

Ao mesmo tempo, algumas ações globais podem sim ajudar nesse tipo de situação. Mas elas devem ser vistas como complementares, pois o ideal é praticar o autoconhecimento e buscar alicerces internos e na psicoterapia para lidar com a ansiedade.

Dito isso, veja agora as nossas dicas que podem lhe dar algum suporte nesse sentido:

1- Não negligencie o que você sente – falar sobre o assunto pode ajudar

Um primeiro ponto importante que deve ser avaliado é como você lida com a sua ansiedade, de fato. Você a escuta? Você fala sobre ela? Ou simplesmente tenta “fingir” que nada está acontecendo? Reflita sobre isso.

Falar sobre o assunto e refletir sobre a ansiedade que se sente pode lhe ajudar a compreender os gatilhos emocionais por detrás dela. Por isso que a psicoterapia pode ser uma ótima aliada nessa busca pela resposta de como estudar tendo ansiedade.

2- Não se sobrecarregue – divida as suas obrigações

Cuidado com o excesso de atividades e horas de estudos ininterruptas! Tentar “correr atrás do tempo perdido” é um erro. O melhor caminho é sempre o equilíbrio e, para alcançá-lo, sempre divida as suas tarefas em partes menores. Vá concluindo-as aos poucos, aprofundando os seus conhecimentos em cada etapa dos seus estudos.

Isso tirará aquela carga de querer tudo pra ontem, trazendo o seu foco para cada “pedacinho” do texto que você lê, ou da aula que você assiste.

3- Evite deixar tarefas e estudos para cima da hora

Lembre-se de que além de dividir as atividades em etapas menores, você também precisa ter um prazo bem estipulado. Caso contrário, você pode acabar deixando as suas obrigações para cima da hora. E quando isso acontece, o tempo pode ser curto demais e, consequentemente, a mola propulsora da sua ansiedade nos estudos.

4- Tenha um ambiente tranquilo para estudar

Tenha um ambiente propício para os seus estudos. Se a sua família costuma lhe interromper, tenha uma conversa séria com eles! Vale deixar um bilhetinho na porta do quarto avisando para não ser “incomodado”.

O importante aqui é que você tenha um espaço calmo e propício para focar nos estudos. Afinal, não tem como estudar tendo ansiedade se você não tem um ambiente que seja tranquilo, não é mesmo?

5- Compartilhe os momentos de estudos com outras pessoas

Procure compartilhar os seus estudos, insights e dúvidas com outras pessoas. Vale criar um grupo de estudos com os amigos, ou participar de fóruns sobre o tema, diretamente na internet.

Foque em compartilhar o que você sabe e ouça a compreensão dos outros. Isso expandirá a sua mente e fará com que você se sinta mais seguro nos estudos, e menos ansioso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.