Como ter inspiração para escrever TCC?

Conseguir ter inspiração para escrever TCC parece algo inatingível para você? Pois saiba que não precisa ser tão difícil assim!

É possível, por meio de algumas técnicas de inspiração, encontrar bons insights para pesquisar as coisas certas na hora de escrever o seu trabalho.

Quer saber quais técnicas são essas? Então acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais!

Como ter inspiração para escrever TCC?

Não existe fórmula mágica para ter inspiração para escrever TCC. É preciso buscar fontes de inspiração. Ou seja, não cairá do céu, todos os dias, aquele desejo incessante de escrever 30 páginas em uma hora. Não é assim que funciona.

Portanto, considere as dicas abaixo como alternativas que devem ser colocadas em prática mais de uma vez. Para assim viabilizar, de fato, a inspiração que você precisa.

Vamos lá?

1- Leia livros relacionados ao assunto

Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas se esquecem que a função do TCC é fazer uma pesquisa profunda. E se for para pesquisar algo, melhor ler bons livros sobre o assunto, concorda?

Portanto, comece a selecionar livros que estejam alinhados ao tema que você quer escrever. E leia-os grifando, anotando e interagindo com o texto. Em outras palavras, faça uma leitura ativa para absorver mais informações e assim ter inspiração para escrever TCC.

2- Busque artigos na internet para abrir a mente – e saber o quê pesquisar

Você também pode buscar artigos na internet sobre o assunto. Não precisa se preocupar com a fonte, nesse caso, no sentido de ser algo verídico ou não. Pois esta técnica consiste em apenas ter inspiração para escrever TCC. Ou seja, você só vai ver conteúdos diversos e, deles, tirar perguntas para pesquisar em fontes seguras.

Afinal, às vezes você pode até estar em dúvida sobre qual pergunta fazer e o quê, de fato, pesquisar. E essa estratégia pode ajudar.

3- Converse com profissionais da sua área

Conversar com profissionais que já se formaram na sua área de estudos pode ser um bom caminho. Fale com eles sobre o seu TCC e busque informações que podem ser relevantes sobre o dia a dia no trabalho.

4- Assista documentários relevantes sobre o tema

Assistir à documentários também é uma maneira eficiente de ter inspiração para escrever TCC. Afinal, você estará mergulhando dentro de um universo repleto de informações e detalhes diversos sobre o tema que você deseja escrever.

Busque assistir ativamente, atenciosamente e focando nos detalhes. Assim você conseguirá absorver muito mais conhecimento e, quem sabe, ter bons insights para o seu trabalho.

5- Leia o TCC de outras pessoas

Ler o TCC de pessoas que já se formaram no seu curso também é um bom caminho. Não para copiar ideias e questionamentos, claro, mas apenas para, de fato, ter inspiração para escrever TCC.

Afinal, você poderá ver a construção do trabalho e poderá perceber que algumas informações estão faltando no seu texto. E assim, você saberá o que poderá pesquisar e acrescentar no seu conteúdo. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.