Como praticar a leitura ativa? Veja algumas dicas

Veja algumas sugestões de como praticar a leitura ativa nos seus estudos.

Praticar a leitura ativa pode ser uma ótima forma de construir conhecimentos mais aprofundados sobre os mais diversos temas.

Isso porque essa técnica de leitura viabiliza uma absorção mais profunda dos conteúdos, diminuindo, inclusive, as chances de perder o foco e a concentração facilmente.

Considerando isso, elaboramos este guia com um breve passo a passo que pode lhe ajudar a elaborar uma rotina de estudos baseada na leitura ativa. Acompanhe e fique por dentro!

Como praticar a leitura ativa?

A habilidade de ler ativamente deve ser estimulada todas as vezes em que você pegar um livro ou um texto em mãos. Isso dará mais facilidade na hora de você tornar essa técnica um verdadeiro hábito positivo dos seus estudos.

Contudo, abaixo elencamos alguns pontos para praticar a leitura ativa:

1- Leia o sumário, a introdução e a conclusão

No caso de livros, comece lendo o sumário, a introdução e a conclusão atentamente. Isso lhe dará margem para que você construa um conhecimento prévio do que deverá aprender.

Muitas vezes, lemos de maneira vaga sem saber qual é o real objetivo da leitura, e isso atrapalha a nossa atenção. A nível de exemplo, você está lendo este texto com o intuito de aprender a pôr a leitura ativa em prática, certo? Então, é isso que você deverá saber fazer ao fim desta leitura!

Sendo assim, use as informações prévias nas áreas de introdução e conclusão como uma verdadeira “bússola” para o que merecerá mais a sua atenção.

2- Faça anotações sobre o que você espera aprender

Depois que você ler o sumário, a introdução e a conclusão, procure fazer anotações sobre o que você deverá aprender durante a leitura. Voltando ao nosso exemplo deste artigo, você deveria anotar: passos para praticar a leitura ativa.

Mais tarde você anotará pontos principais sobre esses conceitos, a fim de responder o objetivo inicial. No caso deste texto, seria o mesmo que você anotar todos os subtítulos como resposta aos passos para praticar leitura ativamente.

3- Leia cada conceito e dialogue sobre ele

Além das anotações, vá lendo cada conceito e parágrafo de um modo mais ativo. A nível de exemplo, é o mesmo que você conversar com cada frase e bloco de texto que encontra neste texto.

Você pode fazer perguntas e pesquisar o que for mais complexo, construindo um conhecimento mais sólido, mesmo que se baseando em um texto inicial.

4- Revise o conteúdo no fim – pode ser em voz alta

Por fim, você deverá revisar todo o conteúdo, explicando para si mesmo os principais conceitos aprendidos e lidos. Se fizer isso em voz alta, melhor ainda!

Apenas depois dessa revisão “forçando a mente” é que você deverá voltar às suas anotações para rever tudo o que foi posto lá. Lembre-se também de avaliar se os objetivos do texto foram atingidos durante a leitura.

Seguindo esses passos, certamente você terá um bom desempenho no seu processo de praticar a leitura ativa. Bom desenvolvimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.