Não consigo desenvolver meu TCC – O que eu faço?

Não consigo desenvolver meu TCC! O que posso fazer com relação a isso? Por onde começar?

Essas dúvidas e questionamentos fazem parte da sua vida? Então respire fundo e vem com a gente pensar em estratégias que podem ser úteis para você.

Afinal, sabemos o quanto a angústia pode ser grande diante do trabalho de conclusão do curso. Não é pra menos! Uma graduação inteira está começando a entrar para a parte prática por meio desse trabalho.

Por isso, não se sinta mal por não conseguir desenvolver o TCC. Isso é até normal – acredite. 😉 Sendo assim, sugerimos que, ao invés de se “maltratar”, busque estratégias para lidar com isso da melhor forma. Acompanhe!

Não consigo desenvolver meu TCC! O que eu faço?

Como mencionamos acima, é muito comum que um estudante diga “não consigo desenvolver meu TCC”. Afinal, é um trabalho grande, robusto e repleto de responsabilidades.

Porém, o que não podemos fazer é simplesmente deixar a situação de lado e acreditar que nunca irá conseguir desenvolver. Não mesmo!

Precisamos, na realidade, buscar formas de amenizar essa sensação e buscar forças para pôr em prática o processo de construção de trabalho.

Para isso, algumas considerações podem ser colocadas em prática. Veja-as:

1- Qual é o prazo de entrega?

O ponto de partida sempre será o prazo de entrega. Quando você deve entregar o seu TCC? Daqui duas semanas, meses? Pense sobre isso.

Anote a data limite em um quadro visível para que você não deixe o tempo passar e a procrastinação dominar você.

2- Quebre a atividade em partes

Depois que você souber exatamente o seu prazo, estipule uma etapa para ser concluída todos os dias. Isto é, quebre o seu TCC em partes.

Em um dia você levanta os dados teóricos e metodológicos. Em outro começa a ler cada fonte e referência. Em outro passa a anotar pontos para começar a redigir o seu material. E assim por diante.

3- Saiba buscar fontes de inspiração

Busque fontes de inspiração que estejam alinhadas ao tema do seu TCC. Assim, quando vier à sua mente a frase “não consigo desenvolver meu TCC”, procure essas fontes para dar aquele restart na sua criatividade de escrita.

Leia conteúdos inspiradores sobre o tema, ouça profissionais da área falando sobre um assunto relevante para o seu TCC, e assim por diante. Ao invés de dizer para a sua mente que você “não sabe o que fazer”, busque coisas que minem seus pensamentos com conhecimento.

4- Converse com o seu supervisor

Conversar com o seu professor supervisor também é um bom caminho. Às vezes, ele pode lhe ajudar a ter mais insights e informações importantes para implementar o seu trabalho de conclusão de curso.

5- Leia outros trabalhos

Por fim, antes de dizer “não consigo desenvolver meu TCC”, busque ler outros trabalhos de colegas da sua graduação. Leia materiais de pessoas formadas, inspire-se e veja como todo o conteúdo foi desenvolvido.

Um TCC não é um monstro. Nem um bicho de sete cabeças. Mas sim, algo que faz parte da construção acadêmica e tem muito a nos ensinar. Pensar por essa perspectiva também pode ajudar. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.