Como ter funcionários felizes?

Para se ter funcionários felizes é preciso estar muito atento a uma série de fatores. Isso porque o ambiente, as interações e até mesmo a forma de se reconhecer um trabalho podem impactar na qualidade de vida no ambiente corporativo.

Pensando nesses cenários, elaboramos este guia com algumas dicas que podem ser utilizadas pelos líderes. Acompanhe para saber mais e fique por dentro!

Como ter funcionários felizes?

Não adianta querer ter funcionários felizes se, na prática, você deixa de lado coisas simples como:

  • Reconhecimento;
  • Acolhimento;
  • Organização do ambiente de trabalho;
  • Entre outros fatores que, por mais simples que sejam, fazem toda a diferença.

É preciso reconhecer que os mínimos detalhes importam. E que eles podem fazer diferença na saúde mental de uma pessoa.

Abaixo, portanto, elencamos alguns desses pontos importantes. Acompanhe as nossas dicas de como ter funcionários felizes:

1. Conheça bem os seus colaboradores – e dê a eles funções condizentes

Saber quais são as habilidades profissionais de cada colaborador é uma peça-chave que deve ser usada na hora de delegar funções.

Afinal, do que adianta enviar um colaborador mais introvertido e tímido para fazer uma palestra sobre um produto? Pois é. Claro que ele pode vencer as limitações que possui, mas é necessário tempo e respeito para que isso aconteça.

Por isso, saiba reconhecer as qualidades de cada um. Converse com seus liderados e esteja a par do dia a dia de cada um deles.

2. Trabalhe a autonomia de cada um

Ofereça um ambiente que seja capaz de aflorar a autonomia de cada um dos colaboradores. Isso quer dizer que é necessário investir em serviços e responsabilidades que permitam que os funcionários explorem novos horizontes.

Por exemplo, ao invés de passar um serviço e dar um passo a passo milimetricamente desenvolvido, você pode passar um esboço do projeto e permitir que o funcionário também pense criativamente, desde que atinja o resultado X.

3. Incentive o diálogo, a escuta ativa e o trabalho em equipe

Incentivar habilidades interpessoais também é um bom caminho para se ter funcionários felizes. Afinal, a ausência dessas habilidades pode provocar falhas na comunicação e conflitos intensos e negativos dentro da equipe.

Portanto, incentive o diálogo e a escuta ativa, além de oferecer chances de se desenvolver o trabalho em equipe.

4. Reconheça o esforço de cada um

Reconheça a força e o esforço que cada um tem, assim como é necessário apostar no reconhecimento da equipe.

Dessa maneira você incentiva as pessoas a crescerem cada vez mais, além de mostrar o valor de cada uma delas. Até porque, temos que concordar que receber o mérito do trabalho é muito bom, não é mesmo?

5. Incentive hábitos saudáveis nos seus colaboradores

Ofereça um incentivo para que os colaboradores desenvolvam hábitos saudáveis. Aponte a importância dos exercícios, valorize o descanso e invista em métodos que gerem bem-estar e descontração nos longos dias de trabalho.

Desse modo é possível tirar uma “carga” negativa que comumente fica sobre os ombros dos colaboradores. E, dessa forma, aumentam-se as chances de se ter funcionários felizes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.