Como ser uma pessoa mais flexível?

Conseguir ser uma pessoa mais flexível é o desafio de vida de muitas pessoas. Afinal, a gente sabe… Não é nada fácil aceitar mudanças abruptas, tampouco ser resiliente em determinadas situações, não é mesmo?

Apesar disso, existem pensamentos e atitudes que podem ajudar a lidar com esses problemas. Destacamos essas informações no decorrer deste conteúdo para que você possa saber mais. Acompanhe.

Como ser uma pessoa mais flexível?

Existem diversas ações que podem lhe ajudar a ser uma pessoa mais flexível. Algumas são mais fáceis de serem colocadas em prática, enquanto outras exigem mais dedicação, tempo e paciência. De qualquer forma, elencamos algumas dessas atitudes na lista abaixo:

1. Procure as perspectivas positivas das situações adversas

Quando estamos diante de uma adversidade, automaticamente a nossa mente começa a fazer uma lista de pontos negativos sobre a situação ruim, não é mesmo?

Pois bem, o ideal é que não deixemos que esse fluxo de pensamento invada a nossa rotina e nos roube a chance de termos um bom dia. Sendo assim, antes de mergulhar em um mar de lamentações e reclamações, que tal procurar as perspectivas positivas das situações adversas?

No começo pode parecer difícil encontrar, mas acredite: com o passar do tempo você começará a ter mais facilidade para enxergar os pontos positivos das circunstâncias.

2. Não foque apenas no plano “A”

Um grande equívoco que muitas pessoas ainda cometem é o de focar apenas em um plano “A”. Isso quer dizer que se qualquer coisa “sair da linha”, essa pessoa não estará preparada para lidar com as mudanças.

Sendo assim, se você quer ser uma pessoa mais flexível, procure ter mais de um plano pronto. Esteja pronto para os potenciais contratempos e já tenha em mente algumas alternativas que podem auxiliar.

3. Saiba ouvir sugestões alheias

As sugestões alheias também são bem-vindas, em determinadas ocasiões. Isso quer dizer que você deve aprender a praticar a escuta ativa quando alguém estiver lhe dando sugestões sobre quais caminhos seguir.

Claro que isso não significa que você irá seguir os passos que a pessoa apontou, mas escutar o outro pode lhe ajudar a ter insights. Além disso, desenvolver essa escuta pode lhe ajudar a ser uma pessoa mais flexível.

4. Aprenda a pedir ajuda quando necessário

Aprenda a solicitar ajuda quando for necessário, pois não existe como você ser uma pessoa mais flexível se, simplesmente, tenta fazer tudo sozinho e jamais aceita qualquer opinião alheia.

Deixe o orgulho de lado e construa boas histórias com pessoas que já são experientes.

5. Cuide das suas expectativas

Cuidado com as expectativas que você cria com relação às diversas circunstâncias da vida. Você precisa cuidar para não criar uma expectativa irreal que lhe impeça de ser flexível mais tarde.

Claro que podemos sonhar e imaginar como poderá ser um acontecimento, mas temos que ter cuidado para não criar algo completamente irreal, que nos travará mais tarde.

Esteja atento a essas dicas e melhore a sua capacidade de ser uma pessoa mais flexível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.