A importância da escuta ativa no trabalho

Entenda o poder de escutar ativamente as outras pessoas.

A importância da escuta ativa no trabalho começa nas relações interpessoais e no diálogo que ali acontece. Sem essa escuta, tendemos a nos ver diante de mais problemas de comunicação, que geram mal-estar e desconfortos no trabalho.

Por isso, no decorrer do conteúdo de hoje nós lhe apresentaremos algumas considerações importantes sobre o tema. Continue lendo para saber mais.

A importância da escuta ativa no trabalho

A escuta ativa no trabalho deve ser algo posto em prática por todas as pessoas. Isso porque ela poderá servir de alicerce na hora de evitar falhas na comunicação e conflitos interpessoais.

Abaixo elencamos alguns fatores que a tornam extremamente importante:

1- Melhora a captação de ideias

Quando escutamos ativamente, somos capazes de captar muito melhor as ideias. Afinal, não temos distrações em nossas mentes, o que nos permite dar uma atenção total ao que o outro está dizendo.

2- Melhora todo o processo de comunicação

Toda a comunicação fica melhor com a escuta ativa posta em prática. Até porque, quantas vezes você sentiu que falou algo para alguém, mas por desatenção dessa pessoa, ela cometeu um equívoco?

Ou quantas vezes você recebeu uma orientação, mas por falta de foco no que ouvia, acabou esquecendo metade das coisas que deveria fazer? Pois é!

3- Diminui conflitos interpessoais

Seguindo o ponto acima, as falhas na comunicação podem gerar conflitos interpessoais. A nível de exemplo, imagine que você orientou um liderado seu a fazer determinada atividade. No momento de fazê-la, ele não fez, e ainda diz que você não solicitou a ação.

Fica difícil não sentir certa “dor no ego” com algo assim, concorda? Pois é essa dor que pode gerar um conflito entre você e o seu liderado, caso não haja uma escuta ativa ali instaurada.

4- Aumenta a chance de bons resultados

A importância da escuta ativa no trabalho também associa-se com bons resultados.

Quando todos escutam de verdade, é mais fácil saber o que deve ser feito e, consequentemente, elevam-se as chances de se ter resultados positivos.

5- Melhora os relacionamentos de maneira geral

Novamente, voltamos para a ideia dos conflitos interpessoais. Embora eles possam acontecer por muitos motivos, a falta de escuta ativa pode ser uma força muito grande para isso.

Sendo assim, a importância da escuta ativa no trabalho é justamente melhorar o relacionamento entre os colegas.

6- Expande os conhecimentos

Quem escuta mais ativamente, tende a ter os conhecimentos mais internalizados. Afinal, passamos a dar mais atenção aos ensinamentos das outras pessoas, e isso nos ajuda a aprender coisas novas sem nos deixar levar pelas velhas aprendizagens.

E isso é de suma importância para que possamos expandir a nossa mente e a nossa forma de enxergar as coisas.

7- Demonstra uma posição de respeito pelos outros

Escutar ativamente uma outra pessoa é, acima de tudo, demonstrar respeito. Até porque é extremamente desagradável você conversar com alguém e perceber que a pessoa não está ouvindo o que está sendo dito, concorda?

Ninguém merece esse tipo de comportamento. Por isso, a importância da escuta ativa no trabalho também associa-se com o respeito para com os outros. Pratique essa escuta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.