Como ser uma pessoa extrovertida no trabalho?

Saiba como você pode se tonar uma pessoa mais extrovertida.

Não existe segredo de “como ser uma pessoa extrovertida no trabalho“, mas existem atitudes e mudanças de comportamento que podem ajudar.

Para isso, você precisa estar disposto a trabalhar o seu autoconhecimento, visando formas efetivas de melhorar a sua atuação no ambiente de trabalho.

No decorrer deste texto, portanto, você poderá encontrar algumas dicas para esse fim. Acompanhe.

Como ser uma pessoa extrovertida no trabalho

Antes de qualquer coisa, pense sobre o motivo pelo qual você quer ser uma pessoa extrovertida no trabalho. Isso é algo intrínseco seu, ou você está se sentindo forçado a isso?

Afinal, se esse desejo de mudança estiver atrelado apenas ao segundo ponto (dos outros desejarem isso), é necessário avaliar a situação com mais cuidado.

Isso porque se o seu trabalho está funcionando e você é tímido, não se sinta obrigado a fazer uma mudança radical em sua vida apenas para agradar os demais.

É claro que devemos superar desafios, melhorar a nossa comunicação e ter boas relações no trabalho; mas isso não quer dizer que devemos anular a nós mesmos em prol dos outros. É preciso ter equilíbrio.

Por isso, reflita sobre esse assunto e se perceber que a extroversão é algo que trará benefícios não só para os outros, mas sim para você, vá em frente e veja as nossas dicas:

Saiba desenvolver a sua comunicação interpessoal

O primeiro passo para ser uma pessoa extrovertida no trabalho é através do trabalho pessoal com a comunicação.

Como você tem se comunicado? Como você se expressa? Você tem paciência para ouvir o que o outro tem a dizer? Reflita sobre isso e considere os três pontos abaixo na hora de melhorar a sua comunicação:

1- Escuta ativa

A escuta ativa é uma ferramenta imprescindível para a boa comunicação. É através dela que você escuta, atentamente, o que o outro está dizendo. Isso quer dizer que você deve evitar tentar “completar” o que a pessoa está falando; deve evitar os devaneios no meio do discurso alheio; e deve considerar cada palavra enunciada pelo outro.

Isso lhe dará mais informações sobre a outra pessoa e fará com que você compreenda melhor quem conversa com você.

2- Assertividade na informação passada

Saiba ser mais objetivo e assertivo na informação que você passa para a outra pessoa. Evite ficar criando metáforas em demasia, e foque em ter um ponto “final” para chegar com o seu discurso.

Isso vai lhe ajudar a ser mais claro, confiante e consequentemente poderá melhorar a sua comunicação e fará com que você seja uma pessoa extrovertida no trabalho.

3- Capacidade de empatia

Por fim, procure sempre trabalhar a sua empatia na hora de melhorar a sua comunicação. Afinal, não basta ser uma pessoa extrovertida no trabalho, é necessário se pôr no lugar do outro para saber o momento de expor ideias e o momento de ouvir; o momento de dar um feedback e o momento de solicitar um; e assim por diante.

Coloque-se mais no lugar das outras pessoas e vá abrindo as suas ideias à medida que você vai desenvolvendo boas relações e uma boa comunicação.

Acredite, esses três pontos, aqui citados, vão lhe ajudar a melhorar a sua forma de lidar com pessoas e consequentemente irão lhe ajudar a ser uma pessoa extrovertida no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.