Como ser menos introvertido nos trabalhos em grupo?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar com a timidez.

Conseguir ser menos introvertido nos trabalhos em grupo é algo que parece estar fora de cogitação para muitas pessoas. Porém, existem algumas medidas – além da psicoterapia – que podem servir de alicerce para elevar a autoconfiança.

No decorrer deste texto você saberá mais sobre essas ações positivas. Continue conosco.

Como ser menos introvertido nos trabalhos em grupo?

Antes de qualquer coisa, é de suma importância que você compreenda que não existe uma fórmula mágica para ser mais extrovertido no dia a dia e no trabalho. Se você é uma pessoa tímida, sabe muito bem o que estamos dizendo.

Ninguém se torna extrovertido de uma hora para outra, mas sim, o que pode acontecer é o desenvolvimento da segurança e da autoconfiança, que fará com que, aos poucos, você se sinta mais à vontade diante das outras pessoas.

Portanto, considere que as dicas abaixo são um alicerce para você começar a se desenvolver, e vá em frente!

1- Pondere sobre as suas ideias e, se possível, anote-as

Na hora de apontar quais são as suas ideias sobre o trabalho, comece a ponderar sobre elas e, se possível, anote-as. Isso vai lhe ajudar a lembrar de cada uma delas e, quando você sentir um pouco desconfortável, poderá recorrer às anotações para relembrar.

2- Não foque no que “o outro vai pensar” – foque no que você pensa sobre determinado assunto

Lembre-se de que ser menos introvertido não é o mesmo que ficar mais extrovertido. Na verdade, conseguir driblar a timidez é algo que acontece de maneira gradativa, e aqui você deve considerar que “o que o outro vai pensar” não é nada relevante para você.

Foque sempre nos seus pensamentos sobre determinado assunto, e não na forma como o outro pode vir a se portar. Afinal, você tem controle sobre você, e não sobre o outro.

3- Lembre-se de que todos estão ali para aprender e se desenvolver

Com relação aos trabalhos em grupo, é importante fortalecer o pensamento de que todos estão ali para aprender algo novo.

Ninguém nasce sabendo tudo. Por isso, não se menospreze pensando que só você “não sabe”, mas sim, lembre-se de que os seus conhecimentos podem ser valiosos para outra pessoa.

4- Você não é obrigado a ser uma pessoa extremamente falante

Ninguém é obrigado a ser o que não é. Não caia nessa história de que você precisa ser uma pessoa mais extrovertida, porque isso não é verdade.

É claro que superar desafios é importante sim, mas isso não quer dizer que você deve deixar a sua personalidade mais “silenciosa” de lado apenas em prol do agrado alheio. Você deve sempre pensar em você, em primeiro lugar.

5- Respeite os seus limites e supere-os aos poucos

Assim, seguindo o raciocínio acima, supere os seus limites aos poucos, e respeite quem você é. Não queira mudar de uma hora para outra apenas porque outras pessoas estão exigindo isso.

Respeite a si mesmo e dê o tempo necessário para que você se abra, aos poucos, e consiga ser menos introvertido nos trabalhos em grupo e na vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.