Como ser produtivo trabalhando em casa?

Veja algumas dicas que podem te ajudar!

Em tempos de pandemia, conseguir ser produtivo trabalhando em casa é o objetivo de milhares de pessoas que tiveram que se adaptar ao home office.

E como esse modelo de trabalho (chamado de híbrido) tende a se manter mesmo depois da vacinação, é importante que saibamos aproveitar o que há de melhor nesta ação de trabalhar em casa.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas interessantes que podem lhe ajudar na sua produtividade diária. Acompanhe.

Como ser produtivo trabalhando em casa

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você encontre o seu ponto de equilíbrio no home office. Isto é, para ser produtivo trabalhando em casa, você precisa:

  • Encontrar o momento do dia em que você se sente mais motivado;
  • Saber quais são as circunstâncias que mais lhe ajudam a manter o foco;
  • Saber qual é a rotina de entregas diárias que garante um resultado eficiente no fim do mês;
  • Conhecer todas as variáveis que impactam nos seus resultados.

Tudo isso lhe dará pistas de quais caminhos podem ser promissores. Além disso, outros fatores podem transformar a sua maneira de produzir em casa. Veja:

1- Prepare-se para ir trabalhar

Simples assim! Muitas pessoas não se preparam para trabalhar em casa, e até arriscam pegar o notebook e permanecer na cama, de pijama. Porém, isso pode ser muito ruim para o seu cérebro!

Afinal, ele associa a cama e o seu pijama confortável com momentos de descanso e desatenção, e isso pode fazer com que você tenha dificuldades para focar. Portanto, cuidado.

2- Tenha um horário específico de trabalho

Manter uma rotina de trabalho também é importante. Tenha um expediente relativamente fixo, para criar um fluxo de trabalho mais fluído.

Embora o home office seja mais flexível, você deve ter o cuidado de não transformar essa flexibilidade em um verdadeiro loop de procrastinação.

3- Crie um espaço para o seu trabalho

Ter um ambiente específico para trabalhar é igualmente importante às demais dicas aqui citadas.

Lembra que comentamos sobre trabalhar na cama, de pijama? Pois bem. Assim como você deve “se vestir” para trabalhar, você também deve ter onde trabalhar!

Para isso, crie um cantinho na sua casa (mesmo que “removível” no fim do dia e “montável” pela manhã) para atuar. Isso mudará a sua rotina e o seu foco.

4- Tenha uma agenda e o costume de anotar os compromissos

Anote os seus compromissos e use uma agenda para fazer o seu checklist diário. Essas ações lhe impedem de perder prazos importantes, garantindo que você crie um fluxo de tarefas diárias que seja condizente com as suas metas e objetivos mensais.

E sabe o que mais? Essa agenda tende a ser mais promissora se ela for de papel, ou seja, não for no computador. Isso porque você escreverá à mão os seus compromissos, memorizando com mais facilidade e aumentando o seu foco em cada tarefa.

5- Permita-se dar boas pausas

Por fim, procure dar pausas inteligentes entre uma tarefa e outra. Isso também é muito importante! Você deve descansar, de tempos em tempos, para que a sua mente volte mais focada e ativa para a próxima tarefa.

Do mesmo modo, cuide apenas para não transformar essas pausas em um ponto de partida para a procrastinação, ok? Assim, certamente você conseguirá ser produtivo trabalhando em casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.