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Como ser mais otimista na vida? Veja algumas sugestões

Ser mais otimista na vida pode fazer com que a sua maneira de enxergar as adversidades mudem da água para o vinho.

Afinal, tudo depende do ponto de vista que empregamos. Se buscamos aprender com uma adversidade, seremos menos propensos às sensações de desamparo e descontrole, por exemplo. Em contrapartida, se enxergarmos apenas o negativo das situações, poderemos nos sentir abalados e sobrecarregados.

Pensando nesses fatores, trouxemos dicas que podem lhe ajudar a ser mais otimista e assim conquistar mais qualidade de vida e bem-estar. Acompanhe e entenda.

Como ser mais otimista na vida?

Primeiramente, é importante entender que não existe uma “receita” de como ser mais otimista na vida. Embora algumas ações e alguns hábitos possam ajudar nesse sentido, cuidado para não mecanizar a sua vida, pensando que fazendo X você atingirá resultado Y, uma vez que faz parte do otimismo trabalhar a sua resiliência.

Com isso em mente, considere as nossas dicas como um direcionamento, e não como um guia ou passo a passo, ok? Use a sua singularidade na hora de mudar as suas perspectivas sobre a vida. Vamos lá?

Decida ser otimista. Isso é fundamental!

Decidir ser otimista é o primeiro passo. Pode parecer estranho, mas se você não toma essa decisão, pode acabar sabotando o seu plano de pensar de maneira mais positiva. Afinal, se você não disser para si mesmo que é uma pessoa positiva, pode acabar repetindo um discurso mental que diz que “o otimismo não é real”, ou algo do tipo.

Ou seja, você pode deixar um caminho aberto para que pensamentos negativos dominem você, caindo naquela tentação de dizer “eu sabia que não ia dar certo”. Compreende o nosso ponto? Pense sobre isso e tome uma decisão de ser mais otimista na vida.

Identifique as adversidades e mude a perspectiva

Comece a analisar as adversidades da vida. Veja quais são os fatores negativos no seu trabalho, no seu relacionamento, etc. Quando você tiver isso estruturado em sua mente, comece a mudar a perspectiva. Veja o exemplo:

  • O horário de trabalho é uma adversidade para você? Então mude a perspectiva e pense que ele foi modelado para a conclusão das suas tarefas. Ou seja, o horário está alinhado com a sua forma de atuar e a sua maneira de ser produtivo. Isso mudará o foco e fará com que o problema passe a ser visto de uma forma mais positiva.

Faça esse exercício com diversas adversidades de sua vida.

Faça afirmações positivas e mantenha hábitos saudáveis

Fazer afirmações positivas também ajuda a ser mais otimista na vida. Assim, ao invés de reclamar sobre algo, faça afirmações orais sobre os pontos positivos envolvidos com aquele acontecimento.

Lembre-se ainda de investir em hábitos saudáveis, praticando o autocuidado, atentando-se a sua alimentação; seu sono; sua higiene pessoal; enfim! Cuide de si e pense de forma mais positiva sobre as circunstâncias.

Comece a pensar mais sobre o seu futuro

Pensar e planejar o futuro é fundamental para ser mais otimista na vida. Comece a lançar um olhar mais carinhoso para o seu futuro e planeje-o com atenção e dedicação. Isso fará toda a diferença na sua forma de enxergar a vida, dando-lhe mais motivação e propósitos para seguir em frente.

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