Pensamentos positivos e negativos influenciam em nossas vidas?

Será que os pensamentos positivos e negativos influenciam em nossas vidas? Será que se pensarmos que queremos muito alguma coisa, é possível algo acontecer por conta disso?

Podemos encontrar muitas opiniões acerca deste assunto, e este artigo está longe de finalizar este ponto. Entretanto, trouxemos algumas considerações que poderão lhe ajudar a tirar as suas próprias conclusões. Acompanhe.

Pensamentos positivos e negativos influenciam em nossas vidas?

Na prática, não existe comprovação científica dos efeitos dos pensamentos positivos e negativos no sentido de “causa e efeito” externos. Isto é, se eu acordar de manhã pensando que a minha conta bancária está bilionária, isso não acontecerá simplesmente porque eu pensei.

Entretanto, nosso corpo e nossa mente estão interligados em diversos níveis. A própria psicossomática está aí para provar.

A nível de exemplo, é só analisarmos quantas vezes sentimos dores de cabeça depois de um dia estressante, ou ficamos com aquela dor de barriga antes de uma apresentação importante.

Porém, questões externas ao corpo podem sofrer influência de pensamentos positivos e negativos? Será que realmente emanamos uma energia para o universo? Estes questionamentos podem ser debatidos.

A mente e o nosso corpo

Nossa mente tem muito poder, e isso é um fato. Podemos nos sentir mais frágeis e adoecidos se pensarmos desse modo. Assim como a nossa imunidade pode aumentar quando diminuímos os níveis de estresse no dia-a-dia.

Isto é, de certo modo o nosso corpo e a nossa mente são capazes de dançar em um ritmo quase perfeito. Como uma conversa.

Entretanto, haverá momentos em que questões externas ao pensamento poderão influenciar nosso corpo. Uma gripe, um resfriado ou uma falha na reprodução de uma célula e pronto: o efeito do pensamento positivo já não foi tão efetivo.

Mas isso quer dizer que sermos felizes e motivados não é lá a melhor saída? Bom, depende.

A forma que empregamos nossos pensamentos pode trazer efeitos em nossas atitudes

Na realidade, podemos pensar que o que a nossa mente produz está mais associada às nossas atitudes, e não aos efeitos do mundo externo.

Um exemplo seria uma apresentação importante. Quando pensamos que tudo acontecerá corretamente, tendemos a “educar” a nossa mente para que a tranquilidade opere, assim como a autoconfiança. Como consequência, o nervosismo pode diminuir e o resultado ser sim mais positivo.

Agora, quando focamos apenas nas coisas ruins da nossa apresentação, ou vemos defeitos em tudo (em nossa voz, aparência, roteiro de apresentação), a tendência é que os níveis de ansiedade se elevem.

E quando eles se elevam, nossa atitude pode ser menos confiante, e as chances de cometermos deslizes é muito maior.

Por conta disso, se considerarmos estes pontos trazidos aqui, podemos sim dizer que os pensamentos negativos e positivos influenciam. Mas não de um modo autoritário e único, como se “pensar positivo” fosse a única chance de algo dar certo.

Afinal, quem nunca pensou positivo sobre algo e teve um golpe da vida depois disso, não é mesmo?

Por isso, o melhor caminho é sempre analisarmos nossos sentimentos, nossos medos, e nos autoconhecermos. Tudo isso auxiliará para que tenhamos mais segurança em nossas vidas, além de diminuir índices de ansiedade e estresse.

Quando nossa saúde mental recebe a atenção adequada, consequentemente temos uma vida mais harmônica e equilibrada. E assim, podemos dizer que sim, em certos níveis os pensamentos positivos e negativos influenciam as nossas vidas.

  • Observação: Este artigo é meramente reflexivo e não tem cunho de conclusão científica, ok? Vamos pensar sobre o assunto juntos? 🙂
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.